6 maneiras de realmente fazer a diferença no Dia Mundial dos Oceanos
Os oceanos são ecossistemas vastos e extremamente complexos, constituindo mais de 70% da superfície da Terra e abrigando 700.000 espécies. Eles também são essenciais para a sobrevivência humana, com especialistas estimando que eles são responsáveis por até 80% do oxigênio que respiramos.
Infelizmente, os oceanos estão ameaçados pelo aquecimento global, fazendo com que as temperaturas do mar aumentem, representando um risco para a vida marinha. A acidificação dos oceanos – causada pelo aumento dos níveis de CO2 – também está afetando os moluscos e os recifes de coral, enquanto a sobrepesca está afetando o equilíbrio de nossos ecossistemas (embora não seja totalmente verdade que os oceanos estarão vazios em 2048). A esta altura, você também sabe que nossa dependência do plástico descartável, bem como os milhões de microplásticos que se soltam de nossas roupas, também representam uma ameaça para as criaturas marinhas.
Para marcar o Dia Mundial dos Oceanos em 8 de junho, veja abaixo 6 coisas que todos podemos fazer para começar a mudança agora!
1. Comer menos peixe (ou parar totalmente)
Uma lição importante do documentário Seaspiracy da Netflix é que estamos pescando em excesso, com 2,7 trilhões de peixes capturados globalmente todos os anos. Reduzir nosso consumo de peixe é uma das principais maneiras de ajudar e permitir que as populações de peixes se reponham.
2. Evite usar plásticos descartáveis
Evitar o plástico pode ser difícil, especialmente quando se trata de mantimentos e utensílios domésticos. Se possível, fazer compras em mercados de produtores locais pode ajudar a reduzir o desperdício de embalagens, assim como serviços de recarga de produtos de limpeza.
3. Participe de limpezas de praia
Participar de limpezas é uma maneira prática de impedir que os plásticos acabem em nosso meio ambiente e potencialmente prejudique a vida selvagem. Encontre um evento de limpeza perto de você por meio de organizações como a Ocean Conservancy e a Parley Global Cleanup Network.
4. Reduza os microplásticos na hora de lavar suas roupas
Uma pesquisa descobriu que 12 milhões de microplásticos podem ser eliminados durante uma única carga de roupa suja, com as minúsculas partículas de plástico encontradas em mares bem distantes. Felizmente, existem coisas fáceis que todos podemos fazer para ajudar, incluindo evitar materiais sintéticos, investir em um filtro de microplástico e lavar suas roupas com menos frequência.
5. Opte pela Blue Beauty
Produtos de beleza também podem ser prejudiciais aos oceanos, desde a embalagem até os ingredientes. Evite produtos que contenham esqualeno, que vem do fígado de tubarão e é usado para hidratação, bem como produtos químicos como a oxibenzona, que são encontrados em protetores solares e podem levar ao branqueamento dos recifes de coral. Procure marcas que estão usando embalagens ecológicas ou oferecendo refis, bem como aquelas que oferecem esquemas de reciclagem para devolver seus recipientes.
6. Doe para instituições que cuidam dos oceanos
Outra forma de ajudar é doando para instituições de caridade que os estão protegendo os oceanos, incluindo Oceana, Sea Shepherd, Mar Limpo, Greenpeace e Ocean Conservation Trust.
(Via: British Vogue)