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5 ingredientes que colaboram para acelerar o metabolismo

Alimentos termogênicos podem dar uma ‘forcinha’, mas não são protagonistas no processo de emagrecimento

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Chá Verde, canela, gengibre, pimenta e café. Se você acredita que esses são os cinco ingredientes mais potentes para auxiliar o seu metabolismo, não poderia estar mais equivocado. A nutricionista e autora do método e do livro best seller “Magra pra Sempre”, Karina Peloi, comenta o fato de que muitas pessoas que desejam emagrecer esperam por dicas de ingredientes “mágicos”. Esses ingredientes acredita-se que irão acelerar o metabolismo, auxiliar na perda de peso, além de queimar aqueles indesejados quilinhos a mais, que teimam em marcar a silhueta.

A especialista enterra esse mito, explicando que esses e outros alimentos termogênicos, podem sim dar uma ‘forcinha’, mas não são protagonistas no processo de emagrecimento. “Eles e outros alimentos e temperos termogênicos podem ser incorporados na dieta, principalmente, quando consumidos dentro de uma rotina de vida saudável, com alimentação balanceada e prática frequente de atividade física”, orienta Karina.

A nutricionista lista o que, para ela, são sim os ingredientes que devem ser incorporados como hábitos e que, realmente, auxiliam para fazer com que o metabolismo funcione de maneira correta. Entenda a importância de cada um deles e coloque-os na sua rotina:

Evite alimentos industrializados

O consumo de açúcar, frituras, produtos industrializados, com gorduras hidrogenadas e trans, não só prejudicam o processo de perda de peso por serem altamente calóricos, mas o problema que o consumo desses produtos vai elevar a glicemia, aumentando a liberação de insulina. O resultado é diminuição na utilização de gordura corporal para produção de energia (emagrecimento), além de todos os outros problemas que os excessos de açúcar e produtos industrializados causam a longo prazo.

Durma bem

É necessário dormir de 7 a 8 horas diárias. Um sono reparador auxilia na regulação de hormônios como a grelina e a leptina, importantes para controlar a fome e saciedade. Por outro lado, dormir menos de 6 horas por dia aumenta a produção de hormônios do estresse, como o cortisol, que eleva o apetite e dificulta a queima de gordura. Dormir mais e melhor contribui para o bom funcionamento do metabolismo. Algumas dicas são: ir para cama no mesmo horário e criar um ambiente tranquilo, ficando longe de estímulos, como celular e televisão.

Hidratação

O óbvio que precisa ser falado: beba água, pelo menos de 2 litros a 2,5 litros por dia. Beber menos água que o necessário poderá causar desidratação já que nós perdemos aproximadamente essa quantidade de água através da transpiração, urina, respiração e outras atividades que mantêm as funções vitais. É essencial que a reposição seja diária para manter a saúde e as funções básicas do organismo. Dicas: colocar lembretes no alarme do celular e ter garrafas de água sempre a mão, além de ajudar a não esquecer de ingerir, pode te ajudar a calcular a quantidade consumida.

Controle as emoções

Estresse e ansiedade liberaram alguns hormônios como o cortisol, que em excesso, faz com que o organismo não metabolize os alimentos de forma eficiente. E um corpo estressado acaba armazenando mais gordura e perdendo massa muscular. Também a ansiedade faz com que algumas pessoas ‘descontem’ o desconforto das emoções na comida, além de que pode atuar como um gatilho para episódios de compulsão alimentar em pessoas predispostas.

Pratique exercícios

As pessoas precisam entender que tudo começa com a mudança de postura, tanto em relação às tarefas diárias, quanto a alimentação e, principalmente, é preciso praticar atividade física. A musculação e o treino intervalado de alta intensidade (HIIT é a sigla em inglês) e crossfit, não só potencializam o gasto calórico, como fortalecem os músculos, proporcionando uma aparência estética bonita com a hipertrofia e ganho de massa magra possibilitam, que ao invés de queimar os músculos ao fazer exercícios, você queime a gordura disponível no seu corpo.

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