3 passos simples para deixar sua rotina mais sustentável - TOPVIEW

3 passos simples para deixar sua rotina mais sustentável

Reduzir embalagens, melhorar a alimentação e dizer adeus a velhos hábitos podem mudar a sua rotina para (muito) melhor

277 0
Compartilhe

Você já parou para pensar qual o impacto que o nosso estilo de vida causa ao meio ambiente? Segundo dados recentes divulgados pela WWF, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do planeta, gerando 11 milhões de resíduos por ano, do qual apenas 1,2% é reciclado. Porém, quais medidas adotar para se ter uma rotina mais sustentável?

Para Adriana Mothé, Diretora de Marketing da Bio Mundo , uma das soluções está na mudança de pequenos hábitos, e as empresas tem o papel de ajudar e facilitar essas alterações na vida das pessoas. A especialista ainda lista algumas atitudes para deixar seu dia mais sustentável. Confira:

3 dicas para uma rotina mais sustentável

Reduza as embalagens

A compra de produtos à granel é uma outra ótima forma de evitar os descartes, uma vez que possibilita o uso de recipientes próprios e retornáveis na hora da compra. Para a especialista, essa prática é a mais vantajosa: “o cliente consegue levar a quantidade exata do que deseja”. A venda por quilograma também ameniza o desperdício de comida. “Bom para o meio ambiente e para o bolso”, pontua.

Além disso, nem sempre o destino das embalagens precisa ser o lixo, a grande maioria pode ser reutilizada com diferentes finalidades.

Prioriza a alimentação natural

Adotar um estilo de vida mais saudável contribui não só para a longevidade como gera menos impactos à natureza. Comidas ultra processadas possuem grandes quantidades de aditivos químicos na sua composição, além de demandarem mais recursos naturais na produção. “Buscar por alimentos orgânicos e naturais é uma tendência cada dia mais solidificada, o que mostra que nutrição e sustentabilidade caminham lado a lado”.

Diga adeus aos velhos hábitos

A correria do dia-a-dia torna recorrente o uso de descartáveis. Canudos, talheres, copos, guardanapos e até escova de dentes são exemplos de itens que a gente costuma usar e jogar fora, porém não precisa ser assim. “Por mais práticos que eles sejam, são responsáveis por grande parte da poluição do nosso ecossistema”, explica Adriana. Um kit com esses mesmos itens, mas que possam ser lavados e reutilizados evita que toneladas de lixo vão parar no oceano e coloquem em risco a vida de diversos animais marinhos. “Para quem não abre mão do canudo, é possível encontrar a versão lavável de metal. Há também a escova dental de bambu, um material 100% biodegradável.”

In this article

Join the Conversation