10 ideias para empreender na crise ou fora dela
Crises sempre trazem consigo ameaças e oportunidades. Por mais difíceis que possam parecer, em algum momento elas vão passar e é importante lembrar que, se por um lado elas destroem, por outro trazem mudanças que geram possibilidades.
Para o jovem empreendedor Marcus Marques, falência, derrotas e fracassos não precisam, necessariamente, ser algo negativo e um bloqueador de novas ações. Segundo ele, um investidor, na hora de escolher novos parceiros, provavelmente optará por aquele que já enfrentou uma falência, pois esse, já sabe o que não fazer para dar certo. Talvez, seja essa a grande chance que muitas pessoas esperavam para dar vida a antigos sonhos e fazer valer o velho ditado das avós: se a vida te der um limão faça dele uma super limonada.
Para que essa metáfora vingue na sua vida, é preciso olhar com atenção alguns detalhes que farão seu sonho se tornar uma realidade de sucesso. Marcus Marques separou algumas delas para você virar esse jogo, confira!
- Alie talento + paixão + demanda. Entenda o que você gosta de fazer, o que você realmente é bom em fazer e as soluções que as pessoas estão procurando no momento.
- As pessoas estão pedindo mais delivery porque passam o tempo todo em casa e quando não cozinham, querem diversificar a alimentação.
- Pelo fato de passarem mais tempo em casa, também estão investindo mais no conforto do lar e outros cuidados com foco em saúde e bem estar físico e mental.
- Elas também estão aproveitando o momento para se capacitarem mais para desenvolver novas habilidades e competências.
- E o tédio acaba fazendo com que as pessoas meios para se distraírem então passam a consumir mais entretenimento.
Ideias possíveis
1) Vender refeições tradicionais para o dia a dia por delivery
2) Vender pratos e lanches diferentes com foco em experiência do paladar
3) Prestar serviços de entrega para microempreendedores que vendem por delivery
4) Aprender marketing digital: as empresas estão buscando profissionais que ajudem a vender online
5) Oferecer cursos de idiomas: inglês, espanhol e outras.
6) Oferecer cursos de habilidades manuais: pintura, costura,
7) Oferecer cursos de culinária para iniciantes: muitas pessoas que não cozinhavam, agora querem aprender para passar o tempo ou para evitar pedir delivery.
8) Dar mentorias: é um mercado que está em alta. Compartilhe sua expertise com pessoas que estão começando no seu mercado.
9) Venda produtos/serviços focados em bem-estar físico: treinos em casa e cuidados com a pele por exemplo.
10) Venda produtos/serviços focados em bem-estar mental: meditações guiadas e terapias online (para quem é habilitado para isso).