SELF ESPORTE

8 dicas para não abandonar os exercícios físicos no inverno

O frio chegou e, com ele, a preguiça de praticar atividades físicas. Reunimos algumas dicas para seguir os treinos e manter a saúde em dia

O inverno chegou nesta quarta-feira (21) e, com ele, veio o frio também. Com as temperaturas mais geladas, a preguiça de realizar exercícios físicos no inverno aumenta, mas evitar a prática não é uma boa ideia. Durante o inverno, o corpo pode reclamar com uma série de sintomas, como dores musculares e nas articulações. Para não deixar as atividades de lado e manter a saúde em dia, a educadora física Luisi Falleiros Porto, do Studio Pilates Batel, separou algumas dicas:

  1. Estabeleça uma meta

Quando definimos uma meta, como emagrecer, melhorar o condicionamento físico ou ter mais qualidade durante o sono, é importante pensar nos benefícios. Assim, é mais difícil abandonar os exercícios físicos no inverno. Apenas dez minutos de atividade por dia já são necessários para melhorar a concentração e o foco, que se mantêm após a prática.

  1. Siga o sol!

É muito mais fácil se movimentar quando está mais calor. Por isso, busque o horário mais quente do dia, como à tarde ou no horário de almoço.

  1. Acordar cedo?

Forçar-se a acordar cedo e se exercitar, caso você não goste, pode gerar frustração e, consequentemente, a “fuga” dos exercícios. Se você não se sentir confortável durante as primeiras horas do dia, deixe para os horários mais quentes, como mostra a dica 2.

  1. Divirta-se!

Experimente uma nova modalidade, como dança indiana ou ballet fitness. Você se diverte e nem sente o corpo queimando calorias.

  1. Se aquecer é fundamental

Para evitar se machucar e desistir logo no início, faça sempre um aquecimento mais longo que o habitual, pois a musculatura fica mais contraída e tensa com as temperaturas mais baixas.

  1. Gastando calorias

Sabia que é mais fácil emagrecer no inverno?  Pela necessidade de manter a temperatura corporal nos níveis normais, a atividade metabólica e o gasto calórico aumentam, fazendo com que o corpo gaste mais energia durante os exercícios e também em repouso.

  1. E a alimentação?

Durante o inverno, a tendência é comermos alimentos mais calóricos, para manter o corpo aquecido. Mas, se mantivermos uma atividade física, a probabilidade de ganhar peso é bem menor. Se a dieta continuar sendo seguida durante os dias mais frios, emagrecer será bem mais rápido.

  1. Tenha acompanhamento médico

Antes de iniciar qualquer atividade física é bom procurar um médico, ainda mais durante o inverno. É nesta estação que os vasos sanguíneos ficam mais contraídos, dificultando a passagem do sangue e a oxigenação dos órgãos.

Deixe um comentário