PPT 2023: Homenagem in Memoriam
Como diria o ator hollywoodiano James Dean: “Sonhe como se fosse viver para sempre, viva como se fosse morrer amanhã”. Essa homenagem póstuma é feita para honrar a vida destas grandes pessoas, cujas vidas foram uma inspiração para todos que as conheceram. Embora não estejam fisicamente presentes entre nós, as influências e o impacto de seus legados são uma prova inegável da importância deles para a construção da sociedade.
Confira os homenageados in memoriam da terceira edição do PTT:
Gaúcho de São Francisco de Assis com coração paranaense. Dedicou mais de 60 anos de sua vida ao jornalismo, formado pela PUCPR, tinha cursos de especialização no Brasil e no exterior. Foi uma voz importante na imprensa do Paraná, onde dirigiu jornais e atuou como professor. Aroldo Murá é o grande nome por trás dos perfis biográficos da coleção Vozes do Paraná – Retratos Paranaenses, que possui 13 edições lançadas entre 2008 e 2022 e conta a história de aproximadamente 280 profissionais.
Nascido na Alemanha, Hans Jurgen Klaus Voswinckel graduou-se em Engenharia Elétrica e Administração de Empresas. Em 1961, aos 23 anos, imigrou para o Brasil, onde começou a trabalhar em uma fábrica de geradores e motores elétricos no Rio de Janeiro. Construiu uma carreira de sucesso dentro do Grupo Servopa. A inovação e o pioneirismo nos negócios são uma marca registrada de seu legado. Além disso, ocupou uma posição proeminente na AHK – Câmara Brasil-Alemanha.
Com uma trajetória que permeia os âmbitos político e arquitetônico, Jaime Lerner é um exemplo de que o propósito é, sim, a energia para realizar grandes projetos. Sempre revolucionário, criou várias obras que ficarão para sempre marcadas na história da capital paranaense e do Brasil. O arquiteto foi governador do Paraná e prefeito de Curitiba, seu legado será marcado por transformar a capital paranaense por meio do transporte público e de parques como o Jardim Botânico e Ópera de Arame.
Natural de Jandaia do Sul, o empreendedor Pedro de Paula Filho dedicou uma parte significativa de sua vida ao voluntariado. Em 1996, ingressou como voluntário no Amigos do HC, um hospital no qual ocupou diversos cargos antes de se tornar presidente, posição que ocupou de 2017 a 2022. Além disso, Pedro de Paula Filho também assumiu a presidência do Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil do Paraná, foi vice-presidente da Federação Brasileira de Fomento Mercantil e atuou como membro do Conselho Consultivo da Associação Nacional de Fomento Comercial.
Renomado advogado, jurista e professor curitibano. René Dotti formou-se em Direito na UFPR em 1958. Foi docente de Direito Processual Penal no curso de pós-graduação até se tornar titular de Direito Penal. Destacou-se por sua vasta contribuição no campo do Direito Penal, defendeu casos de grande relevância e complexidade, consolidando-se como uma referência eterna no meio jurídico brasileiro.
Citados pelos jurados
Carlos Eduardo Zimmerman; Claudio Petrycoski; Clay Brites; Edgard Niclewicz; Eli Loyola; Emílio Pita; Gal Costa
Hamilton Leal; Henrique Almeida; Isabele Fiedler; Ivo Vilela; Jacy Miguel Scanagatta; Jair Passos; Luiz Antônio Negrão Dias; Mario Petrelli; Miriam de Freitas Santos; Nei Senter Martins; Paulo Peruzzo e Wilson Bueno.