PPT 2023: Educador(a) – Educação Básica do Ano
Bons profissionais são a base do futuro da educação. Eles são responsáveis por moldar a experiência de aprendizado dos alunos, preparando-os para os desafios futuros. Adaptáveis e inovadores, esses profissionais capacitam os estudantes a desenvolver habilidades essenciais, promovendo o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração. Eles são agentes de transformação e catalisadores do progresso educacional, capacitando os alunos a se tornarem cidadãos preparados para um mundo em constante evolução. Conheça os grandes nomes por trás do setor no Paraná:
Pedagoga apaixonada pela educação e o propósito de transformar vidas. É diretora do Colégio Amplação e pioneira na introdução de práticas para o desenvolvimento socioemocional na grade escolar. Gisele Mantovani Pinheiro acredita em metodologias ativas e no ensino híbrido, soma mais de 25 anos de história rompendo paradigmas do setor. Em sua vida profissional e pessoal, adota uma perspectiva inovadora em relação ao aprendizado, sempre em busca de novas maneiras de realizar seu trabalho junto às crianças e adolescentes. Gi é uma profissional incrível, comprometida em facilitar e inspirar futuras transformações no cenário atual da educação. Ela não mede esforços para alcançar esse objetivo e ajudar a construir um futuro mais acessível na educação.
De estudante do Colégio Positivo Júnior à Presidente da Positivo Educacional, Lucas Raduy Guimarães segue os passos de seus pai dentro da escola, ele é um dos fundadores da empresa e foi também presidente por 40 anos. Formado em Engenharia Química na UFPR, durante a faculdade deu aulas de Matemática na assistência do Curso Positivo, e em seguida, por provocação de seu pai, acabou entrando para a parte financeira da holding. Em 2003, foi fazer um mestrado nos Estados Unidos, onde também trabalhou em uma grande editora. Voltando para o Brasil, foi trabalhar na Editora Positivo, onde prestava uma espécie de consultoria interna e depois realizou alguns projetos dentro da Positivo Tecnologia. Em 2008, seu pai começou a pensar na sucessão, no ano seguinte, tornou-se vice-presidente, e desde 2019, atua como presidente do grupo.
Maria Sílvia Bacila, graduada em Pedagogia pela PUCPR e com mestrado e doutorado em Educação pela UFPR, é uma renomada pesquisadora e professora universitária. Além disso, ela desempenha um papel fundamental como Secretária da Educação de Curitiba, mostrando seu compromisso em contribuir para o desenvolvimento educacional da cidade. Seu vasto conhecimento acadêmico e experiência prática a tornam uma referência na área, impactando positivamente a formação de professores e o avanço da educação.
Citados pelos jurados
Acedriana Vogel; Andréa Calle Volpi; Antonio Luiz Rios da Silva; Bruno Guiger; Celso Hartman; Claudine Mayhelbig; Dayse Campos; Edina Brito Jensen; Emelly Jesus; Eugênia Vianna Picone; Fabiana Nobre do Nascimento Sureck; Giovanna Pereira de Oliveira; Hélio Werniski; Iara Amaral; Iva Dedececk; Julia Furtado e Silva; Juliana Inez Maneira; Kika Miraglia; Lucas Guimarães; Marcelo Inocêncio Pereira da Costa; Márcia Lopes Assad; Margaret Mehl; Maria Fernanda Calderari; Mariana Cannova; Marileide Mantovani; Monica Ribeiro Noslen Borges; Raphael Tartara Pescarolo; Raquel Brandão; Regiane Freitas; Roni Miranda; Rose Hélida Astolfo Freire; Rosiane Novinski; Sandra Lopes Sebastiana Escrivani Silva; Silvana Baú; Solange Ferreira Venícius Telles e Vera Miraglia.