PODER

Quase um século de história: você conhece Lolô Cornelsen? Mas conhece MESMO?

Ayrton Lolô Cornelsen, conhecido como Lolô Cornelsen, completou 96 anos no último sábado, 7 de julho

Ele nasceu em 1922 e é um dos últimos arquitetos da geração modernista brasileira. Lolô Cornelsen foi responsável por desenvolver projetos que marcam a arquitetura. Algumas delas são o Autódromo Internacional de Curitiba e o Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, o Autódromo de Luanda, em Angola, e o Autódromo de Estoril, em Portugal, onde também projetou cerca de 33 hotéis.

O arquiteto também foi o inventor da caixa de brita e do elevador panorâmico, apesar de não ter patenteado suas invenções.

Curiosidade: Lolô Cornelsen também marcou a história do futebol paranaense. Ele foi tricampeâo do Campeonato Paranaense de Futebol com a camisa do Clube Atlético Paranaense – amador, de 1943 e 1944 – e com o time principal, em 1945.

O arquiteto também mudou o escudo do clube  Atlético Paranaense que, de um triângulo com listras verticais e um acrônimo CAP,  passou a ser o mesmo acrônimo do antigo, só que sem contorno, mais estilizado e ao estilo barroco. Posteriormente, o símbolo acabou ganhando mais elementos.

Leia também: Uma Lolô restaurada

Atualmente, prestes a completar 96 anos, Cornelsen faz parte do Banco de Ideias do Instituto de Engenharia do Paraná. Em que criou projetos e aprimorou antigos. Como o projeto “Casa Fácil”, uma ideia inteligente que tinha o objetivo de reconstruir as estruturas do Haiti após o terremoto de 2010. Tudo isso, por meio do uso de casas pré-moldadas, de fácil construção e de valor acessível. Quem é fã do arquiteto?

Deixe um comentário