PODER

Visões positivas para o mercado imobiliário

O Mercado Imobiliário em 2021 deve crescer entre 5% e 10% segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) e ter semelhante valorização dos imóveis prontos e lançamentos devido a alta procura, o dólar alto, os preços elevados dos insumos e o risco de desabastecimento de produtos, já somados à de 2020, que praticamente zerou os estoques de algumas construtoras pelo Brasil e fez com que casas em condomínios fechados virassem objetos de desejo entre os compradores.

Fernanda Cunha, arquiteta e empresária à frente da SIS3 Imóveis (Foto: divulgação)

Quando falamos de comunicação, devemos somar sempre aos fatores do mercado os pontos fortes de cada produto, por isso, os corretores de imóveis e construtoras precisam seguir inovando na comunicação, como no uso de aplicativos, e anunciando os imóveis com o zelo e destaques para os diferenciais certos com fotos e vídeos em alta qualidade, despertando o interesse do mercado.

Para Fernanda Cunha, arquiteta e empresária à frente da SIS3 Imóveis em Curitiba/PR e região: “Sempre é possível inovar. Cada imóvel é único, temos que entender cada detalhe e valorizá-lo para que o comprador possa ter a melhor leitura possível. Temos um caso de um imóvel que estava anunciado de forma errada no mercado há 7 anos. Quando a proprietária nos procurou, falou que estava feliz de ter nos encontrado, ela falou que finalmente alguém iria saber o valor da casa dela. Soubemos contar a história, falar do arquiteto, do projeto. Esse imóvel virou objeto de desejo, recebeu sua primeira proposta na primeira visita e foi vendido por 400mil a mais do valor anunciado. Realmente este foi um case de sucesso”.

Arquitetura e Design,450 m2 no Barigui, Curitiba/PR, disponível em sis3imoveis.com (Foto: Vinicius Moscato)

Cristiano Cruz, CEO-FOUNDER da ONE Imóveis de Luxo em Porto Alegre/RS, afirma que o cenário atual exige que haja uma remodelação da comunicação e contato com os clientes. 

Cristiano Cruz, CEO-FOUNDER da ONE Imóveis de Luxo (Foto: divulgação)

O relacionamento e o oferecimento de experiências é primordial quando se trata de produtos de alto padrão, e percebemos este mesmo movimento das construtoras refinando seus projetos para melhor atender os clientes nos próximos lançamentos. Já pra os produtos prontos, durante nossos sete anos de One Imóveis transformamos diversos produtos adaptando o projeto do imóvel juntamente à arquitetos renomados que transformam a planta de um imóvel desacreditado em um produto moderno e desejado. Essa estratégia pode ser utilizada para qualquer tipo de imóvel, o essencial é que o corretor tenha uma análise apurada para compreender os pontos que devem ser enaltecidos do imóvel e conseguir demonstrá-los ao cliente, como forma de valorização do produto”.

Casa 4 suítes, 1.293 m² de área construída, exclusive Chácara das Pedras, Porto Alegre/RS, disponível em oneluxo.com.br (Foto: Elton Padilha)
Casa 4 suítes, 1.293 m² de área construída, exclusive Chácara das Pedras, Porto Alegre/RS, disponível em oneluxo.com.br (Foto: divulgação)

O momento para investir em imóveis é agora

Com o aumento da Taxa SELIC de 2% para 2,75% na última semana pelo Banco Central, depois de anos em queda, a tendência é que outras taxas também aumentem, como as do financiamento imobiliário, destacando o momento para agora de investimento no setor, conclui Tina Marcato, sócia da imobiliária Otto House e da incorporadora H. Marcato empreendimentos em Joinville/SC.

Tina Marcato, sócia da imobiliária Otto House e da incorporadora H. Marcato empreendimentos (Foto: divulgação)

“O aumento da taxa SELIC para 2,75% ainda não deve ser muito significativo ao ponto do investimento em renda fixa voltar a ser atrativo. A concorrência entre os bancos para fidelizar o cliente de alto padrão a longo prazo junto com a valorização dos imóveis, empurrada pelo aumento no valor dos insumos, mantém o investimento imobiliário extremamente atrativo. 

Como as taxas de financiamento devem continuar no mesmo patamar ao curto prazo, pra quem está decidido a comprar e financiar o momento é agora. 

Além disso, os juros mundiais estão em tendência de queda, esse aumento no juros brasileiro deve atrair mais investidores ao nosso mercado, consequentemente beneficiando o mercado imobiliário. 

Ainda assim, é preciso considerar o risco Brasil, onde tudo pode alterar a qualquer momento, depende dos desdobramentos no governo e evolução da pandemia.”

Edifício Alameda América, 325m2, disponível em hmarcato.com.br (Foto: divulgação)
Casa no bairro Saguaçu, 345m2, disponível em ottohouse.com.br  (Foto: divulgação)

Deixe um comentário