Karolinna Venturi
Viajar é uma das experiências mais enriquecedoras que alguém pode ter na vida. Conhecer novos lugares, culturas e pessoas pode abrir a mente e expandir a visão de mundo de todos. E a arquitetura é uma parte fundamental dessa experiência, pois é ela que permite experimentar os espaços e construções que cada lugar tem a oferecer. A arquiteta Karolinna Venturi é uma dessas pessoas que não pensa duas vezes para colocar uma mochila nas costas e se jogar em uma nova empreitada. Atuando há mais de 15 anos no mercado de arquitetura e decoração, a profissional une toda a sua bagagem e seu repertório na execução de seus projetos.
Dona de uma energia única, é parceira para qualquer tipo de experiência e está sempre em busca de algo novo para conhecer. Tem alma de bon vivant, ama estar rodeada de amigos durante seus momentos de lazer na mesma proporção em que valoriza a liberdade. É uma mulher destemida que não deixa de fazer as coisas por medo ou por insegurança de fazer o que ela quiser com a sua própria presença.
Essas características também são aplicadas em sua rotina como arquiteta. Extremamente dedicada e criativa, possui graduação em Design pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Positivo. Está em constante desenvolvimento e anseia muito fazer um curso de aprimoramento fora do país para, mais uma vez, unir suas grandes paixões.
A conexão do design e da arquitetura refletem de forma natural em seus projetos. Hoje, a arquiteta acredita que seu estilo é mais maximalista, mas já passeou por diferentes escolas arquitetônicas. O mais importante, para ela, é entregar um projeto cheio de valores, sentimentos e sensações, além de entender que a afetividade é o ingrediente essencial para que os seus projetos sejam idealizados para que quem o habite, usufrua do espaço de uma forma completa, podendo viver novas memórias nesses ambientes. “Minha maior satisfação é entregar um projeto muito além do que o meu cliente espera”, confessa.
LEIA TAMBÉM: The Publisher + CASACOR Paraná 2023: conheça mais sobre Karolinna Venturi no episódio #20
Com uma vida extremamente agitada, Karolinna divide seu tempo com o esposo, o engenheiro civil Renan Moreira de Souza. O casal tem três bulldogs e está sempre planejando uma nova viagem. Com mais de 35 países visitados, a primeira viagem da arquiteta foi um mochilão sozinha para a Europa e, depois disso, a curiosidade de conhecer novos lugares e viver novas experiências se tornou parte de quem ela é. Sempre em busca de atualização, costuma ir em eventos do setor dentro e fora do Brasil e participar de diferentes mostras de decoração. Este ano será a terceira vez que ela participa da CASACOR Paraná. A profissional foi premiada na maior mostra de decoração da América do Sul, com o espaço Quarto Infantil na edição do ano passado e, em 2023, assinará uma cozinha.
Ao viajar, é possível expandir a compreensão da diversidade cultural do mundo e apreciar a beleza e a importância da arquitetura na vida cotidiana. Karolinna é uma arquiteta que além de entender isso, coloca em prática com todo o seu coração e originalidade – tratando cada cliente e projeto como únicos. Essa visão já fez com que ela realizasse um projeto de 600 m² no Panamá e, ainda durante a faculdade de Design, teve um de seus trabalhos escolhidos para participar da Bienal Brasileira de Design.
“Eu acredito que a principal premissa da arquitetura deve ser projetar o espaço para quem vai usufruir dele.”
Estilo de vida de Karolinna
- Hobby preferido: Mergulhar, viajar e curtir bons encontros com os amigos.
- Livro de cabeceira: Livros sobre viagem.
- Série do coração: Sex and the City.
- Banda/ Cantor favorito: Foo Fighters.
- Filme favorito: Cinema Paradiso.
- Prato preferido: A comida da minha mãe.
Assista agora!
LEIA TAMBÉM: Especial Vidas | ARQUITETOS E DESIGNERS DE INTERIORES : Ana Pavelski e Cindi Choueri
Ouça!
Serviço
Karolinna Venturi Arquitetura
Av. Silva Jardim, 2.042, Água Verde, Curitiba
(41) 9 9882-0877
Este conteúdo faz parte do Caderno Especial “Vidas | Arquitetos e Designers de interiores” e foi publicado na edição impressa da TOPVIEW #273.