PODER

Vacinação e economia

Confira a coluna política de Marc Sousa na edição #248 da revista

Vacina, vacina, vacina

(Foto: Daniel Castellano/SMCS)

Com menos de 10% da população vacinada, o Paraná patina na imunização. Frequentemente, a vacinação para por falta de doses pois, até agora, o estado apenas aguarda o envio de vacinas pelo Ministério da Saúde. Governadores e prefeitos também podem comprar imunizantes, mas Ratinho Júnior diz que os laboratórios não têm demonstrado interesse em vender. O Palácio Iguaçu chegou a anunciar um contrato para adquirir 10 milhões de doses do imunizante russo Sputnik V. Todavia, não há prazo para que a compra seja efetivada porque isso depende da aprovação da Anvisa.

Unidos pela vacina

Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário (Foto: Guilherme Pupo)

Empresários paranaenses se uniram para agilizar a vacinação. Mais de 60 executivos associados à Câmara Americana de Comércio de Curitiba firmaram um pacto para auxiliar no processo de imunização. A ideia é ajudar no abastecimento de insumos como seringas, agulhas e até jalecos. Lideram a iniciativa no Paraná: Artur Grynbaum, do Grupo Boticário, e Regina Arns, da Lapidus Network. Nacionalmente, o movimento é coordenado pela empresária Luiza Trajano.

Vacina 100% paranaense

(Foto: divulgação)

Desenvolvida integralmente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), a vacina já demonstrou títulos de anticorpos comparáveis e até superiores aos reportados pela vacina AstraZeneca/Oxford. O imunizante está na fase pré-clínica e seus estudos são realizados em camundongos com insumos nacionais – o que diminui o custo de produção. A previsão é que possa estar disponível no ano que vem.

Novo desembargador

(Foto: Jonathan Campos e Reprodução | CNJ)

Seis promotores disputam a cadeira deixada pelo ex-presidente do Tribunal de Justiça, Clayton Carmargo, que se aposentou em março ao completar 75 anos. A lista sêxtupla foi definida em reunião do Conselho Superior do Ministério Público, responsável pela indicação da vaga. A nomeação deverá ser feita pelo governador Ratinho Júnior. Nos bastidores, a principal aposta é a de que Cláudio Smirne Diniz será o novo desembargador.

Geração de empregos na Pandemia

O Paraná foi o estado da região sul que mais abriu postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro. Foram 41.616 vagas, de acordo com o Ministério da Economia. O resultado coloca o setor produtivo paranaense como o terceiro que mais empregou no período em todo o país.

Escolas Fechadas

Apesar da expectativa da volta às aulas neste início de ano, o governo anunciou que isso só vai acontecer depois que os professores forem vacinados – o que deve ocorrer em meados de maio. Segundo a ONU, o Brasil fechou suas escolas por mais que o dobro do tempo da média mundial.

* Coluna originalmente publicada na edição #248 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário