Use os algoritmos a seu favor - TOPVIEW

Use os algoritmos a seu favor

Com o poder de consumir o conteúdo que quisermos, temos a responsabilidade de montar o feed de nossas vidas

0
Compartilhe

Se você gostou de x provavelmente vai gostar de y.” Quem nunca foi impactado por uma mensagem assim, enquanto assistia à Netflix ou ouvia o seu Spotify, que levante a mão. A sugestão apresentada a você veio por meio de um algoritmo, uma combinação lógica que analisa uma sequência de passos para estabelecer um padrão.

Algoritmos são enriquecidos a partir de ações que você executa. Ou seja, quem está no comando da situação, construindo o conteúdo que o cercará, é você mesmo. Não há mais espaço para sermos vítimas. As pessoas ainda não perceberam, mas essa é uma mudança muito poderosa na formação de nossa personalidade e capacidade mental.

Escrevo tudo isso porque esta edição da TOPVIEW trata de saúde. Enxergo que tivemos enormes avanços na medicina nos últimos anos, especialmente no lado estético. Aprendemos a cuidar de nossa pele na mesma medida que produtos vieram para ajudar a rejuvenescê-la. Aprendemos a cuidar de nosso corpo, com exercícios e alimentação correta, na mesma medida que suplementos vieram para intensificar os resultados. O que a gente ainda não aprendeu a fazer foi cuidar da nossa cabeça.

Continuamos a consumir notícias negativas com a mesma irresponsabilidade que consumíamos junk food. Sentamos para o ver o jornal, na hora do almoço ou jantar, sem raciocinar que aquelas notícias negativas, aquele sensacionalismo todo, faz um mal danado para a nossa saúde.

Me incomoda muito as pessoas que, além de consumir esse conteúdo, fazem questão de compartilhar a tragédia. Aí eu lhe pergunto: o que é que isso acrescenta à sua vida? Precisamos entender de uma vez por todas que, com o poder de consumir o conteúdo que quisermos em nossas mãos, temos também uma grande responsabilidade de montar adequadamente o feed de nossas vidas e deixar que os algoritmos atuem em nosso favor. Agora é a hora de você acessar as aulas de Harvard que sempre sonhou em assistir, só que pelo conforto do seu notebook, de ouvir os podcasts das pessoas que mais admira enquanto está na estrada para a praia.

Agora é a hora de você limpar o feed do teu Instagram das pessoas que não te agregam e preenchê-lo com quem tem conteúdo inteligente para compartilhar. Agora é a hora de usar o fácil acesso aos grupos de comunicação para contribuir, enriquecer a grade, mostrar a eles o que você quer ver, ler e ouvir, afinal, o mundo hoje é colaborativo. Agora é a hora de você cuidar da sua cabeça e lembrar que ela é tão parte da sua saúde quanto o abdômen que você buscou secar para o verão.

“Agora é a hora de você cuidar da sua cabeça e lembrar que ela é tão parte da sua saúde quanto o abdômen que você buscou secar para o verão.”

*Matéria originalmente publicada na edição #232 da revista TOPVIEW.

In this article


Join the Conversation