Uma carteira de sucesso: saiba como escolher os melhores investimentos para o portfólio - TOPVIEW

Uma carteira de sucesso: saiba como escolher os melhores investimentos para o portfólio

Frederico Loss, sócio da Allez Invest, dá as dicas para acertar nas modalidades de acordo com seu perfil de risco

Compartilhe

Diante de diversos fatores que vêm impactando o mercado financeiro, o cenário econômico brasileiro atingiu a menor taxa de juros da história. Por esse motivo, muitos investidores estão deixando de aplicar em renda fixa e partindo para a renda variável, e o resultado foi o “boom” na Bolsa de Valores nos últimos meses. Frederico Loss, sócio da boutique Allez Invest, explica que, em 2017, a Bolsa contava com 600 mil investidores e, hoje, já são mais de 2 milhões e 600 mil. “Grande parte desse aumento veio como consequência da taxa de juros, que está tão baixa”, afirma.  

Para quem deseja se aventurar no mundo dos investimentos, mas não sabe por onde começar, Frederico dá a primeira dica: saiba qual é o seu perfil de risco e decida o tempo que pretende deixar o capital aplicado. “Um passo muito importante para a pessoa que ainda não tem experiência é procurar um escritório que consiga auxiliá-la a escolher os melhores ativos para compor a carteira de investimentos”, sugere. 

 Na hora de escolher uma modalidade de investimento, deve-se levar em consideração o risco que ela traz, afinal, é preciso alinhar a realidade aos objetivos de cada cliente. De acordo com o especialista, no mercado existem ativos para pessoas conservadoras, como a renda fixa, que não possuem alta volatilidade, e os ativos mais agressivos, por exemplo, as ações.  “Uma pessoa que não está acostumada com ativos mais agressivos pode se assustar no início, pois vai sentir a volatilidade. Por isso é importante conhecer o perfil de risco, e assim, gerenciar quantos ativos estão alocados com maior risco e manter outra parte em ativos conservadores, como um CDB de banco, Tesouro Direto ou um crédito privado”, explica Loss. 

Outro passo importante na hora de escolher as modalidades para sua carteira é conhecer os fatores que podem influenciar no melhor desempenho do investimento, como o cenário econômico, os objetivos do investidor e o capital. Além disso, para o especialista da Allez, é importante que o investidor trabalhe com ativos descorrelacionados: isso faz com que diminua a volatilidade da carteira. Por isso, é necessário ser extremamente claro com o assessor que lhe auxiliará, mostre onde pretende chegar e ele irá explicar e apresentar os ativos que melhor se enquadram no seu perfil. 

Segurança é um dos pontos mais perguntados quando se trata de investimentos, afinal, a certeza de um retorno financeiro é o objetivo de todo investidor, certo? Neste momento, Frederico sugere duas dicas, a primeira é a aplicação de uma parte da carteira em renda fixa, uma forma de investimento mais conservadora. A segunda dica, vocês conhecem bem, ela é a recomendação certeira da Allez:

“O melhor jeito de se trabalhar com segurança é diversificando a carteira, assim haverá uma parte em renda fixa, outra em renda variável, e tudo adequado ao perfil de risco do investidor”, consolida Loss.

Uma dica bônus é aplicar seu capital em ações de empresas já conhecidas e que apresentam certa afinidade para o investidor, assim, haverá uma relação de confiança. Entretanto, vale lembrar que não é indicado colocar todo o seu dinheiro em uma mesma empresa, mas diversificar a carteira.

Se você está se perguntando qual é o melhor jeito para acompanhar a evolução do seu portfólio, saiba que é muito simples! É possível acompanhar toda a sua rentabilidade pelo aplicativo no celular, lá, você tem acesso a todos os ativos individuais e à carteira com um todo. “E, claro, nós, da Allez Invest, fazemos reuniões todos os meses com o cliente. Temos oito reuniões por telefone, três reuniões trimestrais e uma reunião anual. Nessas reuniões, nós mostramos para o cliente como foi a performance dele no último mês, explicamos o atual cenário econômico e damos um panorama geral sobre os resultados alcançados”, finaliza o sócio.

Este conteúdo é produzido por TVBC

In this article

Join the Conversation