Prêmio Personalidades TOPVIEW: Personalidade do Esporte
ALEXSANDRO DE SOUZA (VENCEDOR)
Ex-jogador de Futebol
Alexsandro de Souza, o Alex 10, foi surpreendido ao saber de sua indicação ao Prêmio Personalidades TOPVIEW | Grupo RIC: mesmo fora de campo há quatro anos, ainda é reconhecido como “Deus do futebol”. Para muitos, o auge de sua glória não foi em terras brasileiras, mas em gramados turcos. A atuação de oito anos do atleta no Fenerbahçe foi tão aclamada que lhe rendeu uma estátua em tamanho real na Turquia. O meia levou o clube a três campeonatos nacionais e foi fundamental na vitória da Copa da Turquia, campeonato que o time não levava há 30 anos. Como se não bastasse, o jogador marcou 136 gols pela equipe – o recorde é 140. Mas Alex não enxerga o momento como ponto alto de sua carreira. Humilde, entende sua passagem pelo Coritiba, Palmeiras e Cruzeiro como igualmente importantes em sua trajetória. Nem parece que o garoto que não se via “em uma cena sem uma bola de futebol próxima” não pretende voltar ao jogo. Pelo menos, não por enquanto. Depois de uma intensa carreira de quase 30 anos, o foco de Alex está em um único pilar: sua família. “Organizei minha vida para poder viver o máximo próximo à minha família e ver meus fi lhos crescerem. Pretendo seguir assim”, explica. Mesmo tendo se dedicado à carreira no futebol e tendo seu nome eternamente atrelado ao esporte, são a família e os amigos que movem Alex. Como ele relembra, na sua infância e adolescência, passadas inteiramente em um bairro de Colombo, a pobreza era muita e a estrutura, pouca. E, em meio às adversidades, era essencial a presença de entes queridos.
DIOGO RATACHESKI (FINALISTA)
Paratleta
Aos 12 anos, o curitibano começou a escalar. Nos anos seguintes, tornou-se bicampeão brasileiro. Em 2006, porém, seu rumo mudou com um grave acidente de carro – e Diogo viu-se em uma cadeira de rodas. Enfrentando desafios, ele se formou em geologia e abriu duas empresas na área de meio ambiente. Mas, em 2015, participou de uma maratona em uma cadeira de rodas comum. Depois, esteve no campeonato Ironman e garantiu o quarto lugar no ranking mundial da competição. “Não há limites para os nossos objetivos, pois nada é impossível, basta acreditar”, afirma.
LETÍCIA SALTORI (FINALISTA)
Atleta de Corrida
Educadora física, terceiro sargento da Marinha do Brasil, empresária e atleta profissional de corrida: essa é Letícia Saltori. Para completar, ainda é viajante. A atleta percorre o mundo disputando – e vencendo – campeonatos mundiais, como o Mizuno Uphill Marathon Desafio Samurai, do qual foi recordista. Foi com 17 anos que ela se apaixonou pela corrida, mas seus olhos brilharam mesmo tempos depois, quando descobriu a corrida de orientação, que funciona de forma parecida com um rally. Como Letícia não para, já está batalhando para representar o Brasil nos Jogos Mundiais da China, em 2019.
CITADOS PELOS JURADOS
Adrielson Emanuel dos Santos Silva, Ágatha Bednarczuk Rippel, Amanda Gonçalves, Arthur Rodrigo Cury, Cristiane Justino,
Giba, Luiz Felipe Fonteles, Lucas Lóh, Lucio Flávio, Maria Mauad, João Miranda de Souza Filho, Natália Pereira, Thiago Wild e
Yago Dora.