Prêmio Personalidades TOPVIEW: Personalidade do Agronegócio 2018

Prêmio Personalidades TOPVIEW: Personalidade do Agronegócio

O cooperativismo e o contínuo crescimento marcam a trajetória profissional dos eleitos pelos jurados do Prêmio Personalidades

Compartilhe
TOPVIEW Personalidade do Agronegócio 2018 - Frans Borg

FRANS BORG (VENCEDOR)

Pres. da Cooperativa Castrolanda

Descendente de holandeses, Frans Borg é produtor rural e está à frente da Castrolanda, cooperativa localizada em Castro, nos Campos Gerais, e que atingiu um faturamento de R$ 2,91 bilhões em 2017. Em números da cadeia produtiva, isso significa um balanço de 554,3 mil toneladas de grãos, 33,8 mil toneladas de sementes, 319,2 milhões de litros de leite, entre outros números de destaque, que resultaram em um crescimento de 3%, em comparação com 2016. A grande produção e a alta qualidade do leite transformaram oficialmente Castro na Capital Nacional do Leite, título concedido pela Presidência da República em 2017. Borg, que integra a lista das 100 personalidades mais influentes do agronegócio da Dinheiro Rural, é conhecido por estimular investimentos na aquisição de novas tecnologias para o melhoramento genético dos rebanhos e para que as unidades produtoras estejam equipadas de acordo com as exigências sanitárias. Títulos e certificações internacionais como ISO 9001, certificação de Bem-Estar Animal, concedida pela WQS (World Quality Services), e FSSC 22000 (Food Safety System Certification) fazem parte da rotina da cooperativa. O reconhecimento do mercado acontece por meio do Troféu A Granja do Ano 2017, na categoria Destaque Nacional em Pecuária Leiteira, do Prêmio Mundo de Respeito ERA 2017 e, pelo segundo ano consecutivo, do Prêmio Global Dupont Respeito ao Meio Ambiente na América Latina. Borg também vem implantando novos conceitos de trabalho, como a “intercooperação”. Trata-se de um modelo de negócios que promove o cooperativismo e garante alianças estratégicas em investimentos que oferecem ao cooperado alternativas rentáveis e estruturadas no mercado.

ALFREDO LANG (FINALISTA)

Eng. Agrônomo, Presidente da C.Vale

TOPVIEW Personalidade do Agronegócio 2018 Alfredo Lang
Alfredo Lang (Foto: Divulgação)

Alfredo Lang começou a trabalhar na cooperativa agroindustrial C.Vale em 1976, dois anos depois de concluir o curso de agronomia. Em 1995, assumiu a presidência da companhia, cargo em que está até hoje, e é o responsável pela modernização da cooperativa. Com sede em Palotina, a C.Vale tem atuação em toda a região sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraguai. Só no ano passado, registrou um faturamento de R$ 6,8 bilhões. Lang, que faz parte do ranking das 100 personalidades mais infl uentes do agronegócio da Dinheiro Rural 2017, atribui parte desse resultado à condição diferenciada do Paraná no cenário agroindustrial. “O estado tem o setor produtivo empreendedor e o cooperativismo mais avançado do Brasil”, comenta.

JOSÉ ROBERTO RICKEN (Finalista)

Presidente do Sistema Ocepar

TOPVIEW Personalidade do Agronegócio 2018 - José Roberto Ricken
José Roberto Ricken (Foto: Divulgação)

O engenheiro agrônomo José Roberto Ricken assumiu a presidência executiva do Sistema Ocepar – Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná – em 2016. Entre os desafios que colocou em sua pauta, está alcançar as metas do Plano Paraná Cooperativo – PRC 100, que busca dobrar o faturamento do cooperativismo da região nos próximos anos. Mestre em administração e especialista em cooperativismo, Ricken é um incentivador do trabalho conjunto. É integrante do Sistema Ocepar desde 1988, no qual ingressou como assessor técnico. Foi, ainda, diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop) do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa) entre 2003 e 2004.

CITADOS PELOS JURADOS

Andreas Los, Dilvo Grolli, Erik Bosch, Irineo da Costa Rodrigues, Jorge Hashimoto, Jorge Karl, Luiz Lourenço, Paulino Capelin Fachin, Renato Greidanus, Ricardo Silvio Chapla e Valter Pitol.

In this article

Join the Conversation