Prêmio Personalidades TOPVIEW: Personalidade de Inovação do Ano
JACSON FRESSATTO (VENCEDOR)
Fundador e CEO do Robô Laura
Jacson Fressatto se define como um “hacker ativista”, alguém que usa a tecnologia para promover a vida. Analista de sistemas por formação e empreendedor nato, em um momento de profunda dor, com a morte de sua filha Laura, um bebê de apenas 18 dias, vítima de septicemia (infecção generalizada no organismo) em uma UTI hospitalar, Fressatto uniu iniciativa e conhecimentos para criar o Robô Laura, uma plataforma de inteligência artifi cial capaz de evitar que outras famílias venham passar pelo drama que ele teve que enfrentar. “A Laura é um projeto de amor. Há oito anos, eu fechava um túmulo sabendo que nada mais poderia ser feito, mas com o desafi o de evitar que outras pessoas passassem por isso”, afirma. O Robô Laura está em funcionamento desde 2016 e trata-se de uma tecnologia implantada nos hospitais para identificação precoce dos riscos de infecção hospitalar, a sepse. Na prática, são recursos de inteligência artificial e de tecnologia cognitiva usados para fazer o gerenciamento de dados da rotina do hospital e emitir alertas sobre o quadro dos pacientes. O software lê as informações dos pacientes e emite alertas que são enviados a cada 3,8 segundos à equipe médica com o objetivo de sinalizar o quadro de pacientes com riscos de infecção generalizada, além de alertar com antecedência outros casos de deterioração. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as infecções hospitalares atingem cerca de 14% dos pacientes internados e são responsáveis por mais de 100 mil mortes no Brasil todos os anos. No país, o modelo já está em operação em cinco instituições hospitalares, com mais de 1,2 milhão de atendimentos já realizados e pelo menos uma vida salva diariamente. Criado em Curitiba, o recurso ganhou visibilidade mundial e no mercado concorre atualmente com soluções de gigantes como Google e IBM.
DANIEL SCANDIAN (FINALISTA)
CEO e Cofundador da MADEIRAMADEIRA
Daniel Scandian traz no sangue o empreendedorismo e o gosto pelo desafio. Engenheiro de produção por formação e com a experiência adquirida nos negócios da família, o empresário fundou em 2009, ao lado do irmão, Marcelo, a MadeiraMadeira. O e-commerce, que inicialmente comercializava pisos e revestimentos (setor do antigo negócio da família), foi um dos pioneiros no Brasil na venda online de materiais de construção, acabamento e decoração. A empresa curitibana conta hoje com mais de 350 mil itens em seu portfólio, desde acessórios para iluminação até móveis e utilidades domésticas. Por mês, são mais de 100 mil entregas em todo o Brasil.
EDUARDO PETRELLI (FINALISTA)
Empreendedor
Ele é o que se pode chamar de “empreendedor serial”, conceito para pessoas antenadas às tendências e que criam vários negócios para pôr em prática novos projetos e ideias. Graduado em engenharia de produção e com pós-graduação em administração em finanças, seu conhecimento acadêmico serviu para impulsionar as empresas e empreender ainda mais. O nome de Petrelli está em empreendimentos como o Fresh Live Market, shopping de entretenimento com foco em gastronomia, e o James Delivery, plataforma de delivery de múltiplos produtos, de comida a livros. O James já realizou mais de 150 mil pedidos em três anos e apresenta um crescimento médio de 15% ao mês.
CITADOS PELOS JURADOS
Alessandro Gardemann, Alphonse Voigt, Ana Amélia Filizola, Claudio Oliveira, Evaldo Fabian, Éverton Lopes Arantes, João DelValle, Marcelo Scandian, Mario de Lara, Tatiana Perim, Thiago Fiorin, Vitor Torres e Wagner Ruiz.