TOP Talk apresenta Guilherme Guzela
Pai de Lorenzo, o chef de cozinha é apaixonado por gastronomia desde a infância, quando ajudava a mãe a cozinhar. Desde então, nunca mais conseguiu se desligar da cozinha. Com passagens por restaurantes importantes do Brasil e do mundo – incluindo o Tivolo e o Locanda San Lorenzo, ambos na Itália – trabalha hoje na sua própria empresa de consultoria gastronômica, a Eh Gastronomia. Lá, ele se preocupa em oferecer um serviço personalizado em gastronomia. E agora, é hora de conhecer outro lado do jovem chef.
TOP Talk convida Guilherme Guzela
Restaurante favorito: seria indelicado citar algum restaurante na cidade, já que temos tantos colegas de profissão, então fico com um que tive o prazer de trabalhar na Itália, o Locanda San Lorenzo.
Vale a pena ler de novo: Fernão Capelo Gaivota, de Richard Bach. Um livro que cada vez que leio, penso em algo diferente.
Não pode faltar na geladeira: manteiga! Nem que seja só pra passar no pão quentinho!
O que mudaria no mundo: gostaria de ver um mundo menos egoísta. Nos dias de hoje, o “eu” é mais importante que o “nós”.
Luxo do qual não abre mão: meu fogão de indução.
Ninguém imagina, mas você gosta de: achocolatado. De manhã cedo, um copo de achocolatado (quente ou frio, dependendo da estação do ano) é um bom começo de dia!
Um talento que gostaria de ter: gostaria muito de saber desenhar melhor, saber me expressar não só por palavras. Talvez estender isso à pintura, escultura. Sou apaixonado por arquitetura, talvez por isso.
Para ser produtivo…: música, café e isolamento. Além de produtividade, ajuda na criatividade.
Cidade favorita: Verona, Itália.
Nas horas vagas: nadar, pedalar e correr. Faço triathlon. É uma forma de extravasar um pouco a ansiedade do dia a dia e o estresse da cozinha e dos projetos.
Um ídolo no esporte: Ayrton Senna. Meio clichê, mas a obstinação dele pela perfeição, a competitividade e vontade de ser o melhor são bons exemplos a serem seguidos. O esporte pode melhorar e muito nossa vida, tanto pessoal quanto profissional.
Marca fashion do coração: Armani. Elegante e atemporal.
Uma bebida: uísque! Bourbon ou Tenessee de preferência. Pode até ser em drinque. On the rocks ou Cowboy, tanto faz.
O melhor de Curitiba: a diversidade. Um povo fechado e receptivo ao mesmo tempo, sisudo, mas alegre, bairrista e cosmopolita. Em Curitiba você vivencia um pouco de tudo, é só saber procurar.
Aplicativo favorito: meu aplicativo de agenda! Com a correria do dia a dia, é o único que me salva de não perder compromissos e cumprir com meus objetivos diários de trabalho.
Detesta gente: lerda! A vida é muito curta e cheia de oportunidades pra gente ficar perdendo tempo.
Entre inverno e verão, prefere: inverno, sempre! Ainda mais pra quem trabalha no calor da cozinha. As comidas são mais diversificadas, o apetite aumenta, tem sempre um bom vinho para combinar e o calor de uma lareira.