PODER

Os destaques da sociedade paranaense no último mês

Confira as personalidades citadas na coluna de Wilson Bueno

Gilda Carnasciali Munhoz da Rocha

Gilda e o esposo, Caetano Munhoz da Rocha, formam, com os quatro filhos, uma bela família, que vive tempo de júbilo com a neta Lívia, caloura de Medicina. Educada no icônico Colégio Jacobina, no Rio de Janeiro, onde nasceu, Gilda tem fluência em francês. Dona de impecável postura, conjunção de ginástica e hipismo, ela transmitiu sua vivência e seu esmero social às alunas da antiga Socipar, como mestra. Atuante, Gilda doa-se às ações solidárias de Santa Rita de Cássia.

Maria Cristina Zilli

Dos primeiros passos na arte à alquimia das cores, linhas e formas, Maria Cristina Zilli desenvolveu suas técnicas sob orientação do grandioso Guido Viaro, vigoroso amigo e dono de uma didática muito própria e arrebatadora – estimulante para a totalidade de seus pupilos. Na pontuação do currículo de Maria Cristina, constam também graduação na Álvares Penteado, de São Paulo, cenografia e uma temporada em Paris, em um curso de desenho na Academia Grand Chaumiére.

Jean Paul Louis Roland Decock 

O restaurante Ile de France integra a paisagem curitibana com sua clássica cozinha francesa. O marcante charme do ambiente e o atendimento diferenciado o eternizam. No estelar cardápio, sobressaem-se, como campeões, o camarão ao champagne, o strogonoff e o steak au poivre – sem igual no mundo, atesta o neurocirurgião Marlus Moro. Neste 2021, comemorando 58 anos, o Ile de France inicia uma nova fase, transferindo-se, no 1º semestre, para a Avenida do Batel, 1.550. Sempre admirado, o proprietário Jean Paul Decock é o condutor do lendário estabelecimento, ao lado da correta Clara Chao, sua esposa.

Kalu Chueiri

Da argila transformada em projétil para derrubar pássaros, o que – felizmente – nunca conseguiu, ao sabão minerva modelado como cavalo do jogo de xadrez com seu pai, Aide Chueiri. Tudo isso fundamenta os primeiros passos do menino Kalu Chueiri rumo à escultura em sua infância e adolescência, em Ibaiti (PR), sua cidade natal. Autodidata, aprimorou sua técnica com Elvo Benito Damo, em Curitiba. No Rio, estagiou com Claudio Aun, nome nacional na área. Com obras espalhadas pelo estado, Kalu Chueiri centraliza atividades em seu atelier, em Pato Branco, no sudoeste do estado.

Reflexão:

“Protege-me, ó Deus, pois em ti me
refugio.” – Salmo 16:1

 

“A amizade duplica as alegrias e divide
as tristezas.” – Francis Bacon

Deixe um comentário