INC celebra 20 anos de história com festa de gala no Castelo do Batel
O Instituto de Neurologia de Curitiba (Hospital INC) comemorou 20 anos de fundação com uma festa de gala memorável no Castelo do Batel, em Curitiba. O evento, realizado na última quinta-feira (14), reuniu mais de 400 pessoas, entre médicos, funcionários, parceiros e admiradores do INC para celebrar esse marco histórico e toda trajetória do hospital, consolidado como centro especializado no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade, no Brasil e América Latina.
LEIA TAMBÉM: Natal destaques Reserva Barigui 2023
A festa ainda comemorou os 30 anos do Serviço de Neurocirurgia, cujo início das atividades antecedeu e motivou a criação do próprio INC, em 2003, pelos sócios-fundadores e neurocirurgiões Ricardo Ramina e Murilo Meneses.
Na cerimônia, foram realizadas a premiação dos colaboradores que se destacaram pelo desempenho em 2023 e a tradicional Formatura dos Residentes. “O nosso hospital foi construído puramente pelo esforço dos médicos e sócios. Desde o começo, nosso projeto era criar um hospital de atendimento de alta complexidade e que tivesse toda infraestrutura e condições dos melhores centros do mundo. E posso dizer, com enorme orgulho, que não existe no Brasil outra instituição que ofereça em neurocirurgia aquilo que temos no INC”, afirmou Ricardo Ramina. “Atuamos com uma equipe exclusiva de neurocirurgiões, que se reúnem todos os dias para discutir juntos os casos que atendemos. Não conheço outro hospital que tenha essa conduta. Investimos continuamente em pesquisas e inovações da ciência e da tecnologia, justamente porque não existe Medicina ‘de ponta’, sem o interesse científico.”
O neurocirurgião Murilo Meneses lembrou a inauguração oficial do hospital, em 2004, e também as primeiras neurocirurgias feitas no hospital: uma cirurgia de coluna vertebral realizada por ele, e uma cirurgia de tumor intracraniano por Ramina. “No começo, foi preciso consolidar o funcionamento do INC do ponto de vista financeiro e na assistência médica e, ao longo dos anos, superar os desafios em busca do nosso sonho. Dessa forma, o hospital vem sendo pioneiro, na América Latina, em diversos procedimentos como a cirurgia com fluorescência por 5-ALA associada à terapia fotodinâmica intraoperatória (TFD) após a remoção de um tumor maligno. Outra técnica pioneira foi a estimulação cerebral profunda, conhecida pela sigla em inglês DBS, para promover uma melhora expressiva na qualidade de vida de pacientes com a Doença de Parkinson“, explica Murilo.
Além dos sócios-fundadores, a diretoria do INC foi representada na festa pelo neurocirurgião André Giacomelli, Regina Montibeller, Patrick Ramina, Cláudia Meneses e Vanderlei Santos. A celebração contou também com a apresentação do Coral do INC, formado por funcionários da instituição, e um jantar servido para os convidados.
Veja quem marcou presença no evento!
Roberta Ramina, Ricardo Ramina, Patrick Ramina e Maria Fernanda Dissenha Ramina. (Foto: Celso Pilati)