PODER SOCIAL VIEW

E A CRISE? Henrique Meirelles traçou panorama da Economia Brasileira em brunch do LIDE Paraná

Saiba todas as perspectivas para o País sob o ponto de vista do ex-Ministro da Fazenda e pré-candidato à Presidência, Henrique Meirelles

Nos últimos anos, a preocupação com a Economia Brasileira virou rotina para os brasileiros. Pensando nisso, no dia 10 de maio o LIDE Paraná trouxe o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para traçar a atual situação econômica do Brasil. Meirelles, que também é pré-candidato à Presidência, aponta boas perspectivas para o País – mas também aponta para o público de líderes e empresários que tudo depende muito do governo eleito. Confira as fotos do evento na nossa galeria.

“A atual situação econômica do Brasil”

Tirando dúvidas sobre os investimentos, a inflação e o desemprego, o pré-candidato revela sua opinião no encontro. “O nível de confiança está sendo refletido pelo nível de investimentos de empresários, que têm comprado mais equipamentos e máquinas. Outra questão são os investimentos que as famílias têm feito em bens duráveis. Ambos estão confiantes, o que mostra claramente o ritmo de crescimento da economia”, afirma.

Leia também: Grupo de Líderes Empresariais lançou LIDE Futuro Paraná em encontro no HCC

Sobre a inflação de 2,5% em 2017, Meirelles afirma que foi a menor em 20 anos no Brasil. “Essa inflação só não caiu mais por causa da subida do preço do petróleo internacional e, consequentemente, a alta do preço da gasolina e do gás. Agora, se tirarmos o preço da gasolina e do gás e de outros preços administrados – como a eletricidade -, a inflação dos chamados preços livres é menor que 2%, a mais baixa da história”. Para ele, a inflação foi fortemente controlada no Brasil.

Em relação ao desemprego, Meirelles afirma que também houve recuperação. No início de 2015, havia 92,5 milhões de pessoas ocupadas em postos de trabalho. Durante a crise econômica, cerca de 3 milhões perderem esses postos. E, em um ritmo de recuperação, já foram criados novamente cerca de 2 milhões de novos empregos, chegando ao número de 91,5 milhões de empregados. “A expectativa é que tenhamos, em 2018, mais 2,5 milhões de empregos criados. Se continuarmos com a presente política econômica, essa é a tendência”.

“Tudo isso é resultado da agenda de reformas. O Brasil está avançando e é muito importante qualidade de gestão e políticas públicas adequadas. E, de fato, também compete a todos nós fazermos a nossa parte, evitando que o Brasil volte atrás com políticas populistas, crise e atrasos”, conclui.

LIDE Paraná

Para saber sobre os eventos que acontecem no Grupo de Líderes Empresariais do Paraná, confira o site oficial da instituição.

Deixe um comentário