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“Shine bright like a diamond”: Rihanna agora é oficialmente uma bilionária

Como a cantora se tornou a musicista mais rica do planeta, sem auxílio de novas canções

Quando Robyn Fenty, conhecida mundialmente como Rihanna, lançou a Fenty Beauty em 2017, ela procurou criar uma empresa de cosméticos que fizesse “mulheres em todos os lugares (se sentirem) incluídas ”. Uma consequência talvez não intencional: a linha de beleza a ajudou a entrar em uma das categorias mais exclusivas do mundo: Billionaire.

Rihanna agora possui US $ 1,7 bilhão, estima a Forbes – tornando-a a musicista mais rica do mundo e perdendo apenas para Oprah Winfrey como a artista feminina mais rica. Mas não foi sua música que a tornou tão rica. O grosso de sua fortuna (cerca de US $ 1,4 bilhão) vem do valor de Fenty Beauty. Muito do resto está em sua participação em sua empresa de lingerie, Savage x Fenty, no valor estimado de $ 270 milhões, e seus ganhos de sua carreira como atriz e musicista no topo das paradas.

(Foto: Divulgação)

Embora Rihanna, nascida em Barbados, não seja a única celebridade a capitalizar sua presença na mídia social – ela tem 101 milhões de seguidores no Instagram e 102,5 milhões no Twitter – para construir uma marca de beleza, ela é a empresária de beleza mais bem-sucedida a fazê-lo. A Fenty Beauty, que é uma joint venture 50-50 com o conglomerado francês de bens de luxo LVMH (administrado por Bernard Arnault, a segunda pessoa mais rica do mundo), foi lançada em 2017 com o objetivo de inclusão. Seus produtos vêm em uma ampla gama de cores – a base é oferecida em 50 tons, incluindo tons mais escuros mais difíceis de encontrar para mulheres de cor – e são modelados em sua publicidade por um grupo igualmente diverso de pessoas. 

Disponíveis online e nas lojas Sephora, que também são propriedade da LVMH, os produtos foram um sucesso instantâneo. Em 2018, seu primeiro ano completo da marca, a linha gerava mais de US $ 550 milhões em receitas anuais, de acordo com a LVMH, superando outras marcas fundadas por celebridades como Kylie Cosmetics de Kylie Jenner, KKW Beauty de Kim Kardashian West e Honest Co. de Jessica Alba

“Muitas mulheres achavam que não havia linhas que se ajustassem ao seu tom de pele. Era claro, médio, escuro médio, escuro ”, diz Shannon Coyne, cofundadora da consultoria de produtos de consumo Bluestock Advisors. “Todos nós sabemos que isso não é realidade. Ela foi uma das primeiras marcas a aparecer e dizer: ‘Quero falar com todas essas pessoas diferentes.’ ”

(Foto: Divulgação)

Embora as vendas de cosméticos tenham diminuído durante a pandemia, as empresas de beleza valem mais do que nunca. As ações de grandes conglomerados de beleza como a Estée Lauder e a L’Oréal se recuperaram, atingindo o máximo de todos os tempos e sendo negociadas a impressionantes 7,5 (ou mais) vezes a receita anual. Enquanto isso, marcas independentes como Beautycounter e Charlotte Tilbury fecharam negócios com firmas de investimento no início deste ano por avaliações de bilhões de dólares.

Essa é uma boa notícia para Rihanna. Graças aos impressionantes múltiplos com os quais as empresas de beleza estão negociando, Fenty Beauty vale conservadores US $ 2,8 bilhões, estima a Forbes. E todos os sinais apontam para a continuidade do crescimento da empresa. Em seu relatório anual para 2020, a LVMH disse que a Fenty Skin, lançada no ano passado, teve um “início muito promissor” e “gerou um burburinho sem precedentes”, e que a Fenty Beauty “manteve seu apelo como marca de maquiagem de primeira linha”.

Fenty Beauty não é a única marca de um bilhão de dólares de Rihanna. Em fevereiro, sua linha de lingerie Savage x Fenty arrecadou US $ 115 milhões em financiamento a uma avaliação de US $ 1 bilhão. A empresa, que foi lançada em 2018 como uma joint venture com o TechStyle Fashion Group, conta com investidores de primeira linha como a Marcy Venture Partners de Jay-Z e a firma de private equity L. Catterton (da qual Bernard Arnault é um investidor) como acionistas. Rihanna mantém uma participação acionária de 30%. A última rodada de financiamento será supostamente usada para aquisição de clientes e expansão do varejo. 

(Foto: Divulgação)

Não que tudo que Rihanna toca vire ouro. Em fevereiro, LVMH e Rihanna confirmaram em um comunicado à Forbes que haviam fechado seu outro empreendimento, uma casa de moda e acessórios de alta qualidade também chamada Fenty. Lançado em 2019, o Fenty buscou estender a marca de exclusividade da Rihanna e oferecer estilos em uma variedade de tamanhos. Mas, como muitas marcas de moda de luxo, a linha cara sofreu durante a pandemia, lançando sua última coleção em novembro de 2020.

(Foto: Martin BUREAU | AFP)

A única reclamação que alguns fãs podem ter sobre sua carreira como magnata da moda e beleza é quando vem música nova? Isso tudo a mantém ocupada. A cantora, que costumava lançar um álbum quase todos os anos, não lança um novo álbum desde 2016Anti. 

Do ponto de vista financeiro, isso pode ser bom: “Ela está criando uma marca fora de si mesma. Não se trata apenas de Rihanna ”, diz o consultor Coyne. “Mesmo que você não goste da música dela, ela criou um estilo real no espaço da moda e da beleza.”

*Matéria produzida sob a supervisão da jornalista Emilia Jurach.


(Via: Forbes)

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