PODER

Sandra Comodaro: a líder feminina que inspira outras mulheres

Nova embaixadora da TOPVIEW estreia coluna na revista para falar sobre conteúdos jurídicos de forma acessível

Quando Sandra Comodaro contou sobre sua rotina, durante a entrevista, o primeiro pensamento que veio à cabeça foi como uma só pessoa consegue fazer tantas atividades em 24 horas. A advogada admite que trabalha demais, mas prefere se definir como “workalover” (amante do trabalho) ao invés do tradicional workaholic (viciada em trabalho). “Sempre fui muito focada. Sabia onde queria chegar. Eu tinha um objetivo, independente de qualquer coisa”, reforça, bem humorada.

Sandra chegou à capital paranaense em 2008 para implementar a filial regional da Nelson Wilians & Advogados Associados, um dos maiores escritórios de advocacia do país. Com uma trajetória de quase duas décadas na área, há uma decidiu encarar o desafio de mudar para Curitiba e, no ano passado, de criar o LIDE Mulher no Paraná. “Acho que tenho uma missão na vida: começar as coisas do zero (risos).” A partir deste mês, protagoniza um novo começo inédito: Sandra é a primeira embaixadora jurídica da TOPVIEW.

Como ainda atua na unidade de São Paulo, passa a semana por aqui e na sexta-feira trabalha por lá. Agora pretende focar mais nas atividades no Paraná. E ainda garante que Curitiba é seu lar e, com exceção da família, tem na cidade tudo que precisa. Precisa de prova? A advogada recebeu o título de Cidadã Honorária do Paraná em 2017, na Assembleia Legislativa. Na entrevista abaixo, ela compartilha outras curiosidades e inspirações.

TOP Talk com Sandra Comodaro

Uma lembrança da infância?  Uma viagem nas férias com minha família para Poços de Caldas, em Minas Gerais. Foi inesquecível por ser tão simples. Aquele foi o meu ápice de felicidade.

Uma inspiração? A Graça de Deus me inspira todos os dias a fazer o bem sem ver a quem, a viver em paz e a ajudar o próximo sem esperar nada em troca. As mulheres empreendedoras, inovadoras e corajosas me inspiram.

O que te motiva? Levantar bem cedo e saber que a minha família está bem e que estou na profissão que amo, além de inspirar pessoas e resolver conflitos dos clientes.

O que busca no mundo? Ser feliz em todas as minhas escolhas e viver num Brasil mais justo para todos.

Como define um (a) bom (boa) advogado (a)? Para começar, tem que amar muito o que faz, ser habilidoso, ter um propósito firme, falar a língua do cliente, saber se comunicar bem e estar sempre se reciclando com estudos.

O que te encanta na profissão? A missão de ajudar as pessoas a encontrarem a justiça, a falta de rotina, a possibilidade de atuar em qualquer segmento da empresa, defender uma ideia e lograr êxito.

O que mais preza no exercício do seu trabalho? Criatividade, perseverança e, em especial, credibilidade.

Qual é a característica que mais aprecia nas pessoas? Lealdade.

Hobbies preferidos? Ler, viajar, assistir séries e estar com minha família.

Três livros que todos deveriam ler? O Pequeno Príncipe, do Antoine de Saint-Exupéry, O Diário de Anne Frank e A Insustentável Leveza do Ser, do Milan Kundera.

Hábito que gostaria de mudar? Deixar de trabalhar de segunda a segunda. Pelo excesso de demandas, não consigo ir à academia, isso seria um sonho (risos).

O que mais gosta em Curitiba? Das pessoas, que são sempre cultas, dos grandes amigos que ganhei, dos amplos parques com muito verde. 

*Matéria originalmente publicada na edição 229 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário