Saiba como melhorar os resultados da sua empresa - TOPVIEW

Saiba como melhorar os resultados da sua empresa

O ambiente de trabalho influencia - e muito - na produtividade dos funcionários e, com isso, nos resultados da empresa

Compartilhe

Muito se fala sobre o ambiente de trabalho e a influência dele na produtividade das pessoas. Empresas como Google e Facebook ficaram famosas mundialmente por suas instalações lúdicas que contrastam com o foco em resultados agressivos.

O que vou mostrar nesse artigo é que isso já é realidade no Paraná e o ambiente não só retrata a cultura e os valores, mas influencia de maneira direta como as empresas atraem e retêm seus talentos.

Uma recente pesquisa da consultoria americana Clutch mostrou que apenas 14% das pessoas gostam dos escritórios das empresas em que trabalham e que 78% dos executivos afirmam que a aparência do escritório influencia sua decisão sobre onde trabalhar ou não. Características como “acolhedor, iluminado, alegre e moderno” foram consideradas as mais relevantes na escolha.

Isso é provado aqui por empresas paranaenses como citou o arquiteto Pedro Amin Tavares, responsável junto aos seus sócios na Arquea, pelos escritórios de empresas locais como BCredi, Olist, Pipefy e Keune. Pedro cita que vê nesse resgate da humanização dos espaços de trabalho, com a queda das divisórias e criação de ambientes de descompressão, um novo momento da arquitetura e do urbanismo. Ambientes livres em que os fundadores buscam fazer as pessoas se sentirem melhor do que em casa. “Áreas sem definição de função e espaços de descompressão são os lugares onde as pessoas acabam por se encontrar e resolver questões de trabalho complexas de maneira mais livre”.

Passamos (muito) mais tempo em nossos trabalhos do que em nossas casas, e nada mais natural que os espaços físicos das empresas tenham um impacto tão relevante sobre a decisões de carreira.

Na minha próxima coluna vou escrever sobre a crescente guerra pelos talentos das áreas ligadas à tecnologia.

Leia mais:
Descubra como se preparar para o mercado de trabalho em 2035

In this article

Join the Conversation