Achilles Colle: o homem que deixou Curitiba mais saborosa
Trinta e cinco anos atrás, Achilles Colle se formava em Engenharia Agrônoma. Após trabalhar por um período no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), assumiu os negócios da família na tradicional fábrica de cerâmicas Colle. Com a crise econômica, porém, percebeu que o empreendimento não era mais viável, e procurou novos ramos de investimento. Foi assim que resolveu criar um espaço gastronômico atrativo para investidores e, junto com seus amigos e ex-colegas de faculdade, Roberto Kenicke Júnior e Carlos Feliz, além de seu filho e arquiteto, Bruno Colle, fundou o Ca’Dore Comida Descomplicada.
O nome do polo gastronômico a céu aberto, inaugurado no começo deste ano, vem da região italiana de Cadore, local de origem da família Colle. Não à toa, a logomarca, com ondas e a letra “a” formando uma montanha com um chalé, remete à paisagem às margens do Lago di Centro Cadore, com os alpes italianos ao fundo. “O ‘comida descomplicada’ vem justamente para tirar um pouquinho do requinte do nome e ficar em um meio-termo”, explica Achilles sobre o empreendimento, cujos restaurantes são montados em contêineres.
Veja outros personagens da capa aqui.
Apesar desse “meio-termo” no nome, o Ca’Dore foi responsável por enobrecer a região em que está localizado, o Bacacheri, que, até então, não tinha muitas opções gastronômicas. Apesar da pequena revolução que causou, Achilles brinca: “Minha relação com a gastronomia é de cozinheiro de final de semana”.
*Matéria escrita publicada originalmente na edição 206 da revista TOPVIEW.