Em meio à quarentena, Rennê Joias adota modelo de vendas via WhatsApp
No ano passado, uma Pesquisa Datacenso feita com exclusividade para a Associação Comercial do Paraná (ACP) indicou que 78% dos comerciantes curitibanos estavam esperançosos e animados com a economia para 2020. O otimismo, contudo, foi ameaçado: a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, obrigou o fechamento das portas de grande parte do comércio mundo afora, sendo um baque para a economia mundial.
No último dia 19, o governador Ratinho Junior (PSD-PR) decretou o fechamento de shoppings, galerias, estabelecimentos semelhantes, academias e centros de ginásticas com objetivo de reduzir as possibilidades de contato entre as pessoas e conter a propagação do vírus. Nesse mesmo dia, obedecendo às ações sugeridas pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS), após 63 anos de funcionamento sem interrupções, a oficina da Rennê Joias, que conta também com oito lojas em Curitiba, foi fechada por tempo indeterminado.
Helene Fortes, diretora e sócia da empresa, afirma que se manterão fechados até que a reabertura do comércio seja algo seguro para todos. Por isso, adotou um formato de venda para a Rennê Joias que tem crescido cada vez mais: via WhatsApp. Com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, o aplicativo de mensagens de Mark Zuckerberg tem servido como um grande aliado do mercado neste momento de instabilidade. “Esse é um canal que oferece praticidade e conforto ao cliente e possibilita um atendimento mais personalizado”, justifica Helene.
Por se tratar de uma empresa cujos produtos são acessórios, a diretora explica que busca fazer com que a experiência do cliente seja extremamente semelhante à que teria em uma loja física. “Enviamos muitas fotos, vídeos e detalhes sobre os produtos. Buscamos entender o que o consumidor procura, afinal, cada um é tratado de forma única”, detalha, acrescentando que, no momento, o resultado mais importante para as organizações adotarem medidas como essa é o de continuar atendendo seus clientes.
“Não quero que o consumidor que costumava presentear a esposa com nossas peças em todos os aniversários deixe de fazê-lo por nossas lojas físicas estarem fechadas. Ou até mesmo aquele que deseja comprar o primeiro par de brincos para uma bebê”, exemplifica Helene, afirmando: “Esse é o momento de se reinventar! Nos esforçaremos para atender a todos da melhor forma possível, independentemente do canal”.
Hora de autoconhecimento
“É muito triste o que está acontecendo, ver tantas pessoas adoecendo no Brasil e no mundo”, desabafa a empreendedora, afirmando que toda essa situação pode, contudo, abrir oportunidades. E a primeira delas, a do autoconhecimento. “Olharemos pra dentro e entenderemos de fato onde estamos, para onde estamos indo e focaremos no que realmente importa”, diz. “No âmbito profissional é também um momento bem difícil para todos, mas acho que, quando realmente amamos o que fazemos, sempre haverá uma maneira de superação e isso nos traz aprendizados, nos deixa cada vez mais fortes”, conclui Helene.
A Rennê Joias está atendendo clientes por WhatsApp pelo seguinte número: 041 99607-1112.
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