PODER

Relembre os sucessos da carreira de Paulo Gustavo

O ator e humorista de 42 anos não resistiu às fortes complicações da Covid-19 e faleceu nesta terça-feira (4)

Poucos são os que desconhecem Dona Hermínia e seu jeito peculiar — e extremamente popular — de ser. Paulo Gustavo, ator nascido em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, foi o criador da personagem que, já em 2006, quando surgiu, virou fenômeno nacional. Formado pela Casa das Artes de Laranjeiras, Paulo Gustavo, além de se destacar nos palcos, também conquistou o Brasil com sua irreverência tanto no cinema quanto na televisão. 

VEJA TAMBÉM: Vítima de Covid-19, morre o ator Paulo Gustavo, aos 42 anos

Com o sucesso de Dona Hermínia, Paulo obteve sucesso também em novos projetos, como os três filmes sobre a personagem que representa as mães brasileiras, e as séries Vai que cola e A vila, no canal Multishow. No total, sua carreira contou com quatro peças de destaque (Minha mãe é uma peça, Hiperativo, 220 volts e On-line), cinco programas (220 volts – a série, Vai que cola, Paulo Gustavo na estrada, A vila e Além da ilha), e participações em filmes que foram sucesso de bilheteria (Minha mãe é uma peça 1, 2 e 3, Vai que cola – O filme, Os homens são de Marte… E é pra lá que eu vou, e a sequência Minha vida em Marte). 

A seguir, confira alguns momentos importantes da carreira do humorista que marcou a televisão, as telonas e os palcos brasileiros. 

2006

(Foto: Paprica Fotografia)

Paulo Gustavo montou sozinho seu próprio espetáculo. O monólogo Minha mãe é uma peça, concebido e escrito pelo ator, foi inspirado na própria mãe, Déa Lúcia Vieira Amaral. A peça logo se tornou um sucesso e já foi vista por mais de 3 milhões de pessoas. No mesmo ano, Paulo foi indicado a Melhor Ator pelo Prêmio Shell.

2007

No ano seguinte à explosão da sua primeira peça, o ator interpretou o Delegado Lupicínio no clássico infantil Sítio do pica-pau amarelo, produzido pela TV Globo. O personagem escondia um segredo — era o Lobisomem.

2009

Paulo interpretou o cabeleireiro René, amigo e confidente da personagem Mercedes, vivida pela atriz Lília Cabral no filme Divã. O longa-metragem foi um grande sucesso e deu origem à série produzida dois anos depois pela TV Globo. No mesmo ano, o ator fez uma participação no infanto-juvenil Xuxa e o mistério de Feiurinha como Caio Lacaio.

2010

Em 2010, estreou seu segundo espetáculo, Hiperativo. Na peça, em formato de stand-up comedy, o ator contava histórias engraçadas e fazia piadas de medos, paranoias e relacionamentos. O espetáculo foi visto por mais de 2 milhões de pessoas.

2011

Paulo ganhou seu próprio programa de TV, 220 volts, no canal Multishow. Em formato de esquetes, escrito por ele e Fil Braz, o programa trouxe ao público novas personagens, como Senhora dos Absurdos, Mulher Feia e o Nerd, dentre tantos outros. O programa teve quatro temporadas e em foi líder de audiência. Ainda em 2011, co-protagonizou a série Divã, onde repetiu o sucesso dos cinemas vivendo o cabeleireiro René. O bordão “repica, René” é uma marca da personagem.

2013

O primeiro filme da trilogia Minha mãe é uma peça estreou nas telonas. O filme ficou em primeiro lugar de bilheteria dentre os filmes nacionais e foi eleito o “Melhor Filme do Ano”. Ainda em 2013, o ator entrou em cena como Valdomiro Lacerda na série Vai que cola. O sitcom bateu todos os recordes e ficou em primeiro lugar de audiência da TV paga.

2014

O espetáculo 220 volts estreou neste ano e levou para os palcos as personagens da série de TV homônima. Contando com uma produção luxuosa, grande elenco e corpo de bailarinos, a peça, em estilo musical, remetia à Broadway. No mesmo ano, o humorista estrelou o reality show Paulo Gustavo na estrada, que acompanhou o ator em sua turnê pelo país. O programa teve 13 episódios, cada um em uma cidade, e contou com participações como Dilma Rousseff, em Brasília, e Caetano Veloso, em Belo Horizonte.

Em outubro, Paulo fez duas apresentações de Hipereativo no HSBC Arena, no Rio, para a gravação do DVD. Com um público de dez mil espectadores por noite, o espetáculo foi transmitido ao vivo pelo Multishow, ficando em primeiro lugar de audiência do canal. Para fechar o ano, atuou no filme de sua grande amiga e parceira, a atriz Mônica Martelli, Os homens são de Marte… E é pra lá que eu vou. Paulo fez o Aníbal, melhor amigo e sócio da sonhadora Fernanda, vivida pela atriz.

2015

Em março de 2015, Paulo Gustavo lançou o livro Minha mãe é uma peça. A publicação conta histórias inéditas, dicas de Dona Hermínia, fotos e ilustrações. 

2016

Na sequência Minha mãe é uma peça 2, Dona Hermínia está de volta como uma apresentadora de TV bem sucedida. Levando mais de 9 milhões de pessoas aos cinemas em todo o Brasil, o filme foi um sucesso de bilheteria. Já a peça On-line chegou aos palcos no mesmo ano, misturando o stand-up com dramaturgia. O espetáculo abordava o uso das tecnologias, traduzindo para a linguagem do humor.

2017

Em mais uma série para o canal Multishow, Paulo Gustavo interpretou o ex-palhaço Rique, em A vila, que após a falência do circo, estacionou seu trailer em uma vila onde se mete em diversas confusões com seus divertidos moradores. Ainda wm 2017, fez uma participação especial como ele mesmo no longa adolescente Fala sério, mãe, que aborda a divertida relação da mãe Ângela Cristina, interpretada por Ingrid Guimarães, com sua filha primogênita Maria de Lourdes, vivida pela atriz Larissa Manoela

2018

Em dezembro, a sequência Minha vida em Marte estreou nos cinemas. Ao lado da sua amiga e atriz Mônica Martelli, Paulo retornou como Aníbal, melhor amigo e sócio da protagonista. No mesmo ano, o ator participou da série Além da ilha, de 10 episódios, onde interpretou Beto, um recém milionário que decide pegar um barco para comemorar com os amigos e, no meio do caminho, acontece um imprevisto que muda o destino final do grupo que os leva para uma ilha misteriosa.

2019

Mostrando a versatilidade do artista, Paulo Gustavo e Déa Lucia entraram juntos em cena para o show musical O filho da mãe, em que os dois cantaram e contavam as divertidas histórias de tantos anos de convivência. Completando a trilogia, Minha mãe é uma peça 3 estreou nos cinemas depois do sucesso de Dona Hermínia como apresentadora de TV, que se redescobre quando seus filhos formam novas famílias.

2020

Seu último trabalho na TV, o especial de fim de ano do 220 volts trouxe de volta alguns personagens de sucesso criados por Paulo Gustavo. Além disso, o programa teve participação de Angélica, Deborah Secco, IZA e outros convidados, e fez muita gente revelar alguns segredinhos.

 

Deixe um comentário