Ratinho Jr. sorrindo à toa, quem manda na CMC, aposentadoria de Valdir Rossoni e EBANX à venda?
DISPUTA ELEITORAL
SORRINDO À TOA
Uma eleição só termina quando as urnas são abertas, mas Ratinho Jr. (PSD) está sorrindo à toa. Com praticamente todas as pesquisas lhe garantindo a vitória no primeiro turno, a principal preocupação do governador na caminhada da reeleição é quem será seu vice e seu candidato ao Senado.
Não faltam postulantes. Os mais cotados são Darci Piana (PSD) – que deve continuar como vice – e Paulo Martins (PL) – como companheiro de chapa na Câmara Alta.
PONTO- FINAL
ROSSONI PENDURA AS CHUTEIRAS
O deputado federal Valdir Rossoni (PSDB), que já foi um dos homens mais poderosos do Paraná, anunciou que vai se aposentar. Com mais de 30 anos de vida pública, ele foi duas vezes presidente da Assembleia Legislativa. Cumpriu seis mandatos como deputado estadual e dois como deputado federal. Foi, ainda, secretário da Casa Civil na gestão de Beto Richa (PSDB). Também foi prefeito de sua cidade natal, Bituruna, onde vai se dedicar agora à sua própria empresa, na área madeireira.
DISPUTA
QUEM MANDA NA CÂMARA DE CURITIBA?
Ninguém sabe se são os vereadores ou o Poder Judiciário. A cada semana, a casa tem uma composição diferente. Sai
Éder Borges (PP), entra Mestre Pop (PSD), volta Borges. Sai Renato Freitas (PT), entra Ana Júlia (PT), volta Freitas.
A confusão é resultado de uma série de decisões judiciais que, muitas vezes, ignoram a vontade popular. Borges, por exemplo, foi eleito pelo voto, mas acabou cassado em uma canetada da Mesa Diretora da casa depois de ser condenado por falar mal de um sindicato. Recorreu ao judiciário e voltou. Já Freitas, que foi cassado pelos seus pares depois de invadir uma igreja, voltou ao cargo graças a canetadas de juízes.
APÓS DEMISSÕES
EBANX À VENDA?
A fintech curitibana que foi o primeiro unicórnio da região sul do Brasil pode estar em processo de venda. Oficialmente, a startup, que processa pagamentos online, nega a informação.
No entanto, fontes da empresa admitem que há propostas de um fundo árabe. Recentemente, o EBANX demitiu 20% do quadro de quase 2 mil funcionários. Para especialistas, isso pode indicar um processo de saneamento para facilitar um possível negócio.
No ano passado, a companhia chegou a protocolar um pedido sigiloso de IPO nos EUA, mas, com o tombo das ações das companhias tecnológicas nos últimos meses, a ideia não prosperou.
O EBANX procurou a equipe da TOPVIEW e reiterou que a informação é falsa. A empresa ainda reenviou um comunicado oficial emitido em 21 de junho de 2022:
“Hoje o EBANX anuncia uma revisão em sua operação, reforçando o foco no que sempre foi seu core business: pagamentos internacionais. Estruturas foram reformuladas, alguns projetos estão sendo descontinuados e houve uma redução de cerca de 20% do quadro de mais de 1.700 funcionários do grupo EBANX.
A decisão foi tomada com base no cenário atual do mercado de tecnologia como um todo, impactado de forma profunda e veloz pelo ambiente macroeconômico. O EBANX mantém o compromisso com sua sustentabilidade e crescimento, seguindo na missão de gerar acesso entre consumidores e empresas globais.
Os funcionários impactados por essa reestruturação receberão, juntamente com a sua rescisão, um pacote diferenciado de benefícios que inclui valores adicionais e extensão do plano de saúde, além do computador de trabalho.
Fundado no Brasil em 2012, o EBANX processa pagamentos internacionais em 15 países da América Latina.
POSITIVO
O Paraná teve anúncios de R$ 5,3 bilhões em investimentos privados. Os valores serão injetados na ampliação e construção de novas plantas industriais na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e nos Campos Gerais.
NEGATIVO
O preço do aluguel residencial em Curitiba registrou a maior alta desde 2015. Em relação ao mesmo período de 2021, o preço médio do segmento teve um aumento de 20,64%.
*Matéria originalmente publicada na edição #264 da revista TOPVIEW.