PODER

Príncipe Philip morre dois meses antes de completar 100 anos; conheça sua história

Príncipe da Grécia e da Dinamarca, Philip nasceu em território grego no dia 10 de junho de 1921 e casou com Elizabeth em 1947

O Palácio de Buckingham anunciou nesta sexta-feira (09) a morte do Duque de Edimburgo, o príncipe Philip, dois meses antes de seu aniversário de 100 anos. 

O marido da rainha Elizabeth II tinha sido internado no mês de fevereiro por conta de uma condição séria no coração, mas foi liberado há duas semanas. De acordo com o anúncio do Palácio, Philip faleceu de maneira tranquila no castelo de Windsor. O anúncio pontua, ainda:

“É com grande pesar que Sua Majestade Real, a Rainha, anuncia a morte de seu amado esposo, Sua Majestade Real, príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Maiores informações serão divulgadas com o decorrer do tempo. A Família Real se une com todos ao redor do mundo para sofrer o luto da perda”. 

O anúncio foi feito de maneira tradicional: o comunicado foi colocado na grade de metal Palácio de Buckingham e a bandeira do Reino Unido passou a meio mastro. 

LEIA MAIS: Morre aos 99 anos príncipe Philip, companheiro da rainha Elizabeth II

A história de Philip

Príncipe da Grécia e da Dinamarca, Philip nasceu em território grego no dia 10 de junho de 1921. Ele era bisneto da rainha Victoria da Inglaterra (assim como sua esposa, a rainha Elizabeth II). Estudou na França e na Alemanha e, quando chegou ao Reino Unido, em 1939, entrou na Marinha. Após a Segunda Guerra Mundial, na qual ele serviu com destaque, ele teve a permissão do Rei George VI para casar com Elizabeth, hoje rainha da Inglaterra. 

Após o anúncio do noivado, Philip teve de abdicar de seu título de príncipe da Grécia e da Dinamarca e adotar o sobrenome que vinha de sua família inglesa: Mountbatten. Ele e Elizabeth se casaram em 20 de novembro de 1947. Pouco antes do casamento, ele passou a ser chamado oficialmente de “Sua Majestade Real” e se tornou Duque de Edimburgo. Ele deixou a Marinha quando Elizabeth se tornou rainha. Em 1957, se tornou oficialmente príncipe Philip. 

Philip e Elizabeth tiveram quatro filhos: Charles, príncipe de Gales; Anne, princesa Real; príncipe Andrew, Duque de York; e príncipe Edward, conde de Wessex. 

Philip foi casado com Elizabeth II por 73 anos e a apoiou nos serviços reais durante 65, antes de se aposentar em 2017. Ele foi o terceiro monarca da família real britânica com a vida mais longa, ficando atrás da Princesa Alice, que morreu aos 102 anos em 2004, e da Rainha Mãe, que morreu aos 101 anos em 2002. 

Deixe um comentário