Príncipe Philip ajudou a projetar o Land Rover que carregou seu caixão
O Land Rover que foi usado para transportar o caixão do Duque de Edimburgo em sua procissão fúnebre cerimonial pelos jardins do Castelo de Windsor foi projetado com a ajuda dele.
LEIA TAMBÉM: Príncipe Philip: a história oculta de um nascimento real
Em uma homenagem ao Príncipe Philip, o cortejo viu um veículo feito sob medida, que foi especialmente modificado para carregar um caixão em um projeto no qual o Duque ajudou há mais de uma década. Acredita-se que o veículo seja um Defender 130 Gun Bus modificado, comissionado em 2005. Em 2016, a Foley Specialist Vehicles disse que entregou um Gun Bus totalmente reconstruído para Philip para utilizar em suas propriedades. Foi feito de acordo com suas especificações em verde bronze profundo tradicional e construído sobre um chassi galvanizado e carroceria traseira construída à mão.
O Land Rover passou pelo Castelo antes do funeral do Duque, no sábado (17), na capela de São Jorge. Um grupo de carregadores dos Grenadier Guards, colocou o caixão no Land Rover na entrada estadual do castelo, antes que o veículo iniciasse a jornada de oito minutos a caminho dos degraus oeste da capela. Foi flanqueado por carregadores que refletem as relações especiais do Duque com os militares – os Royal Marines, Regiments, Corps e Air Stations.
Imediatamente atrás do Land Rover, o Príncipe de Gales e outros membros da Família Real, provavelmente os outros filhos do Duque e alguns de seus netos, seguiram a pé. O papel do Land Rover nos procedimentos funerários sempre fez parte da Operation Forth Bridge – o codinome dado aos planos após a morte de Philip.
Todos os elementos públicos do funeral foram removidos – incluindo procissões em grande escala por Londres e Windsor – para não atrair multidões durante a pandemia do coronavírus. Em conformidade com as restrições do coronavírus, não houve acesso público e nenhuma procissão ocorreu fora do recinto do castelo. O funeral foi transmitido pela BBC e houve um minuto de silêncio. A ocasião celebrou a vida e o serviço de Philip. Houve também um período de luto nacional até hoje (17), já a família real terá duas semanas de luto.
Um porta-voz do Palácio disse: “O Duque tinha um grande interesse em design, então é daí que vem o envolvimento do Land Rover. O Land Rover fazia parte dos planos originais aprovados pelo Duque.”
Um alto funcionário do Palácio acrescentou: “O Duque de Edimburgo ajudou há muitos anos no design desses veículos”.
Após a morte do Duque aos 99 anos na sexta-feira (9), a Jaguar Land Rover prestou homenagem, destacando a “contribuição significativa de Philip para a fabricação, engenharia e design do Reino Unido”.
A empresa disse no Twitter: “Estamos profundamente tristes com o falecimento de Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Nossos pensamentos estão com Sua Majestade, a Rainha e a Família Real. O duque dedicou sua vida ao serviço público e fez uma contribuição significativa para a manufatura, engenharia e design do Reino Unido. ”
(Via: Independent)