PODER

Prêmio Personalidades TOPVIEW: Personalidade da Comunicação do Ano

A disruptura, a arte de descobrir e contar histórias e a cobertura política foram destacadas pelos jurados do Prêmio Personalidades TOPVIEW | Grupo RIC 2018

ANA AMÉLIA FILIZOLA (VENCEDORA)

Diretora da Unidade de Jornais do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM)

 

São 31 anos de carreira, mas talvez seja sobretudo nos últimos anos que a curitibana, formada em direito e jornalismo, tenha mostrado sua força no mercado da comunicação, um meio próximo às altas relações de poder, fortemente impactado pelas transformações tecnológicas.

Ana Amélia Filizola assumiu o desafio de liderar o principal jornal impresso do Paraná. Herdeira da Gazeta do Povo, assumiu o comando do diário em 2009, após a morte de seu pai. Dedicada e inovadora, no ano seguinte passou a planejar um novo modelo de negócios para a empresa em meio à crise que enfrentavam vários veículos impressos. Entre os principais desafios, Ana Amélia precisou levar o jornal para o mundo digital sem perder os valores de uma empresa tradicional.

Sua atuação voltou a ser destaque em 2017. Com uma ampla visão das necessidades do mercado e da empresa que sempre fez parte de sua vida, liderou outro processo de renovação da Gazeta do Povo: extinguiu o jornal impresso e passou a investir pesado no meio digital, tornando-o um dos sites de notícia mais lidos do Brasil. Em outubro deste ano, a Gazeta do Povo teve 46 milhões de visitantes únicos, atingindo a maior audiência de sua história.

É assim, com perfil de liderança e gestão e os valores do jornalismo, que a diretora se destaca e surpreende no meio da comunicação.

 

JOSÉ CARLOS FERNANDES (FINALISTA)

Jornalista e professor universitário

José Carlos Fernandes.
José Carlos Fernandes.

“Cada pessoa é a sua soma”, explica Fernandes, que tem em si próprio uma soma expansiva de atividades: leitor voraz, colecionador de mapas e viajante sonhador. Começamos a equação nos seus 13 anos, quando Fernandes foi para o seminário, permanecendo lá até os 25. Foi durante essa experiência que se descobriu jornalista, construindo carreira na Gazeta do Povo. Admirado pela qualidade dos textos, sente que o ponto-chave da sua trajetória foi como repórter, ouvindo histórias e cobrindo políticas de habitações. Como professor da área, inspira alunos e colegas a lutar pela educação e por um jornalismo mais humanitário. E acredita que o jornalismo funciona para si como um analgésico, que o permite lidar com a dor de não poder viver todas as vidas que gostaria.

 

 

 MARC SOUSA (FINALISTA)

Repórter da Record TV e âncora da Jovem Pan Curitiba

Marc Sousa.
Marc Sousa.

Ele conheceu de tudo um pouco que a comunicação pode oferecer: se atualmente é repórter, já foi produtor e âncora de televisão e rádio, nas emissoras Rede Massa, BandNews FM Curitiba e RICTV. Desde criança, o curitibano, que adorava passar as férias no interior na casa dos avós, sabia que queria ser jornalista. Prestes a completar a primeira década de profissão, adquiriu muita experiência, sobretudo com a cobertura da Operação Lava Jato, em que se especializou desde 2014 e pela qual vem ganhando reconhecimento. Os próximos passos rumam para o aperfeiçoamento na carreira, como concluir o curso de direito, que iniciou para compreender melhor os meandros jurídicos com os quais se depara na cobertura política, uma de suas especialidades.

 

PROFISSIONAIS CITADOS PELOS JURADOS

Amanda Audi, Beto Madalosso, Denian Couto, Emanuela Siqueira, Guilherme Grandi, Isabela França, Katia Brembatti, Leonardo Mendes Jr., Lorena Nogaroli, Marcus Contin, Nelson Arns, Reinaldo Bessa, Rogério Galindo, Sandro Moser e Thabata Martin.

 

Deixe um comentário