PODER

PPT 2019: Personalidade do Design e/ou Interiores do ano

Os finalistas do PPT 2019: Design e ou Interiores são Maurício Noronha e Rodrigo Brenner, Ticiane Martinez e Jayme Bernardo.

Os finalistas desta categoria do Prêmio de Personalidades TOPVIEW 2019 são aqueles que pensam fora da caixinha e trazem as novidades mais criativas do mercado, superando todas as expectativas.

Dezenas de palestras, dois TED Talks, a primeira exposição individual, título de Comendadores de Curitiba, capa da TOPVIEW. Essas foram apenas algumas das conquistas do agitado ano da dupla. À frente da Furf, já conquistaram os maiores prêmios da área, os alemães Red Dot e iF Design Award e duas vezes o francês Leão de Cannes — e entraram para a lista Forbes Under 30. Outro marco na carreira dos designers foi a criação da Confete, a primeira capa de prótese de perna produzida em massa no mundo — e a opção mais acessível em mais de 15 países. A motivação vem da certeza de que “ao unirmos forças, somos capazes de criar o bem em larga escala e transformarmos o futuro.” O design é a maneira que encontraram de servir à humanidade — com altas doses de sustentabilidade, poesia e inovação.

Ticiane provou que a união faz a força. Ampliou, neste ano, a Ôda, transferindo-a para a Coletiza, novo espaço colaborativo de criatividade, e lançou o projeto Obra e Arte, parceria entre o Instituto A.Yoshii e o Coletivo Ôda, em que ressignificam resíduos de obra. Sua motivação, em especial nesses três anos de Ôda, é ajudar a impulsionar o mercado de criativos brasileiros, além de estimular o consumo consciente e, com isso, contribuir para o planeta. “Acho que [a Ôda] tem vida própria e pertence à cidade”, reforça. E é mantido sob dois pilares: “amor e persistência”. E o trabalho incansável da curadora.Jayme é arquiteto há 37 anos em uma trajetória digna de livro — que, aliás, foi lançado neste ano e faz um apanhado de sua carreira a partir de 19 projetos. Jayme escolheu Curitiba para viver há mais de 40 anos e foi aqui que consolidou-se com seu traço contemporâneo e eclético em arquiteturas residenciais, comerciais e de interiores. A motivação para seu trabalho é, em especial, o fascínio pela vida urbana e pelas dinâmicas das cidades. Lançou, também em 2019, a coleção Talipot, sob o selo de sua marca de mobiliário Dieedro. Agora, está finalizando o projeto da Orquidaria Rosita, seu maior orgulho no momento.

Citados pelos jurados

Giuliano Marchiorato, Eduardo Mourão, Leandro Garcia, Claudia Costa – Oslo Design, Marcelo Lopes, Givago Ferentz, Luciana Baggio, Larissa Loh, Holaria e Simone Yared.

*Matéria originalmente publicada na edição 230 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário