TOPVIEW

PPT 2019: Mulher do Ano

A alma artística que celebra e divulga a arte contemporânea em Curitiba

A alma artística que celebra e divulga a arte contemporânea em Curitiba. Conheça a personalidade feminina que mais se destacou no último ano, segundo o júri e levou a categoria PPT 2019: Mulher do Ano.

PPT 2019: Mulher do Ano

O que era para ser uma pequena mostra de trabalhos realizados como fechamento da graduação em Escultura, em uma sala da casa da família, tornou-se o início da Galeria Ybakatu, que é comandada pela galerista Tuca Nissel desde 1995.

O entusiasmo com a primeira experiência foi tão grande que Tuca levou a arte para outro imóvel e abriu, no mesmo ano, uma segunda exposição, com uma artista que foi sua colega na faculdade. Nascia aí, oficialmente, a Galeria Ybakatu.

O nome, que chama a atenção, significa “árvore que dá bons frutos”, em tupi-guarani. A veia artística de Tuca veio de casa, em especial pela referência de sua mãe, Guita, pintora. A Ybakatu é especializada em arte contemporânea e promove mostras individuais e coletivas, além de participar de feiras  de arte no Brasil e no exterior. Tuca reforça que, não importa o que aconteça, mantém a frequência de, no mínimo, cinco exposições por ano. A Ybakatu também participa de eventos realizados pela Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT), que promove ações que visam à divulgação e à internacionalização da arte brasileira contemporânea.

A curadora Simone Landal faz uma boa síntese da trajetória da galeria: “A Ybakatu tornou-se, ao longo destes 20 anos, um polo de discussões sobre arte, de problematizações estéticas, uma instância cultural relevante, para muito além dos contratos comerciais realizados.” Como legado, Tuca espera deixar aos cidadãos “o interesse pela arte e sua valorização enquanto representação das atividades humanas através dos tempos.”

*Matéria originalmente publicada na edição 230 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário