PPT 2019: Homem do Ano
Um trabalho profundo e complexo para desvendar as corrupções que solapam o bem-estar da sociedade. Conheça a personalidade masculina que mais se destacou no último ano, segundo o júri e levou a categoria PPT 2019: Homem do Ano.
PPT 2019: Homem do Ano
Um trabalho profundo e complexo para desvendar as corrupções que solapam o bem-estar da sociedade. Conheça a personalidade masculina que mais se destacou no último ano, segundo o júri do Prêmio de Personalidades TOPVIEW 2019. Há cinco anos, a operação Lava Jato é um dos assuntos mais comentados no país. Um dos nomes à frente do conjunto de investigações é Deltan, coordenador da força-tarefa da operação em Curitiba.
O paranaense ingressou no Ministério Público Federal (MPF) com apenas 22 anos, o segundo procurador mais jovem admitido no órgão. Deltan é um daqueles casos de saber aproveitar a velha máxima do “estar no lugar certo na hora certa” de forma magistral. Especialista em crimes financeiros, com diversos cursos sobre lavagem de dinheiro, corrupção e evasão de divisas, escreveu livros e artigos sobre o tema. “Nos últimos doze meses, fizemos acordos para reaver aos cofres públicos mais de 2 bilhões de reais, começamos a investigar casos de corrupção em gigantes internacionais da área de exploração de petróleo e apresentamos um número recorde de denúncias, contra banqueiros, executivos de duas novas empreiteiras e políticos que perderam o foro”, relembra. Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é mestre pela Harvard Law School (EUA).
Antes da Lava Jato, atuou em outro grande caso, o do Banestado, em 2005. Sua motivação é reduzir a miséria e o sofrimento humano que a corrupção causa. “O esforço contra a corrupção é uma questão, para mim, de amor ao próximo, de compaixão e de realização de direitos humanos como saúde, educação e segurança”, conta.
Outro momento marcante de sua carreira foi o projeto 10 Medidas Contra a Corrupção, que chegou ao Congresso com mais de 2 milhões de assinaturas. São as pessoas que o apoiam – e apoiam a Lava Jato – que lhe dão esperança e forças para continuar seu trabalho. Ele e sua equipe já receberam, também, importantes prêmios: Innovare de boas práticas na Justiça, o prêmio anticorrupção da Transparência Internacional e o “Special Achievement Award” da International Association of Prosecutors. Em sua vida pessoal, o procurador é adepto de esportes como skate e surfe. Já chegou a viajar para a Indonésia, país do sudeste asiático conhecido por suas ondas poderosas, para surfar. Sua família ocupa parte importante de seus dias. A fé e a religião são outros aspectos presentes na vida de Deltan, que é membro da Igreja Batista do Bacacheri, em Curitiba.
*Matéria originalmente publicada na edição 230 da revista TOPVIEW.