PODER

PPT 2019: Arquiteto do Ano

Os finalistas do PPT 2019: Arquiteto do ano são: Marcos Bertoldi, Jayme Bernardo, Jaime Lernes Arquitetos Associados.

A arquitetura está em constante mudança, assim como nossos três finalistas. Por coincidência, todos os vencedores estão há muitos anos no mercado e são a prova de que a experiência anda junto com a inovação.

De grandes conquistas foi feito o ano de Marcos Bertoldi. Começamos pelo lançamento do livro que mostra uma série de projetos realizados pelo escritório nos 35 anos de atividade. Como se não bastasse, Marcos passou o ano sendo convidado para apresentar a obra em eventos em Curitiba e em São Paulo. Como segundo destaque, uma reorientação do escritório. Agora, eles se qualificaram para atender, sempre de maneira impecável, incorporações e edifícios. Para completar, parte do esforço do ano foi dedicado ao desenvolvimento da primeira casa de alto padrão de Curitiba feita em aço. Essa inovação é conectada ao nosso destaque para o ano do arquiteto: o uso de uma de suas obras para a gravação de uma série da Netflix. O segredo do sucesso? Arriscamos dizer que o prazer em viver bem e se cercar do que é bonito fazem de Marcos o grande vencedor.

Uma vida dividida entre célebres projetos e Napoleão, um estiloso bulldog inglês: assim podemos descrever a rotina de Jayme Bernardo, que celebrou 37 anos de carreira em 2019. Como marco, lançou um livro que compila toda a sua trajetória profissional e se aventurou no mundo do mobiliário, sob o selo da sua marca Dieedro, com a linha de mobiliários externos Talipot. Mas o que ainda fala mais alto em seu coração – além do amor pela leitura e pelo seu pet – é a Orquidaria Rosita, projeto que ainda está finalizando, mas que já é motivo de orgulho. Projetos que traduzem o lado eclético e surpreendente de Jayme e que concretizam a expertise do profissional.

Jaime Lerner, Felipe Guerra Assumpção, Valeria Figueiredo Bechara Elias, Paulo Kawahara, Gianna Rossanna de Rossi, Fernando Luiz Popp, Fernando Canalli, Ariadne dos Santos Daher, Debora Ciociola, Fabiana Moro Martins, Milton Naigeboren, Danielle Schappo, Barbara Schlosser, Érika Poleto, Lucas Roni de Lacerda, Pedro Sunyé, Laís de Oliveira e Marina Schulman.

Aos 81 anos, o ex-governador do Estado do Paraná não para. O que o ajuda a seguir sendo um poço de criatividade? Os 17 nomes citados acima, que fazem parte da Jaime Lerner Arquitetos Associados. É esse time que, ano após ano, mostra todo o conhecimento e a inovação presentes em Lerner. Após tanto fazer pelo Paraná, 2019 foi o ano de São Paulo se sentir um pouco Lerner: a capital do estado ganhou um projeto de transformação do Minhocão em parque suspenso e Santos recebeu ideias do escritório para a revitalização de seu tradicional centro portuário.

Citados pelos jurados


Fernanda Cassou, Felipe Ferreira, Giuliano Marchiorato, Mauricio Melara, Priscilla Muller, Ypsilon Arquitetos, Arquea Arquitetos, Mauricio Pinheiro Lima, Boscardin Corsi, Eliza Schuchovski, Architetonika

*Matéria originalmente publicada na edição 230 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário