PODER POLíTICA & ECONOMIA

Um impulso para a inovação no agronegócio

O Oeste do Paraná sai na frente e lança a primeira área experimental para transformação digital do agro no Brasil

Graças à capacidade de expansão de produção e à diversidade de culturas, o agronegócio, em meio à maior crise econômica da história do Brasil, é o setor mais competitivo da nossa economia. No Paraná, considerado celeiro do mundo, o agro é responsável por 30% do PIB (Produto Interno Bruto) – e está em franca expansão.

Em fevereiro, tive o prazer de visitar o Show Rural, promovido em Cascavel. A feira mostrou que os empresários do setor estão investindo pesado em tecnologia e inovação no campo. E, para acelerar o setor, o PTI (Parque Tecnológico de Itaipu), filiado ao LIDE Paraná, aproveitou a oportunidade para realizar o lançamento do IMPULSO – uma fazenda experimental que funciona como um grande laboratório de inovação para o agronegócio. O programa, lançado em parceria com a Coopavel Cooperativa Agroindustrial, a ExoHub, a Claro, a Fundetec e outras instituições, é um marco na história do agronegócio do Paraná que cederá frutos para todo o setor no país.

Em conversa com Rodrigo Régis, diretor de negócios e inovação do PTI, pude entender que o programa é um verdadeiro laboratório vivo de inovação.

“[Nele], serão testadas e validadas novas tecnologias e modelos de negócios, possibilitando a ampliação de redes de networking e interação com o mercado, o que resolverá demandas reais”, destaca Régis.

A iniciativa, que nasce no Oeste do Paraná, vai repercutir em todo o país, uma vez que soluções de empreendedores de todo o Brasil podem ter ganhos de produtividade e desenvolvimento tecnológico. “Nós sempre olhamos para as máquinas, a soja e a plantação e isso era o centro de nossas preocupações. Agora, o mundo virou, nós temos tecnologias de ponta que vêm para garantir melhor produtividade”, destaca Dilvo Grolli, diretor-presidente da Coopavel.

Estar presente na feira e perceber o quão grandioso é o programa nos traz a certeza de que o Paraná desempenha um papel estratégico no cenário da economia do agro. Isso nos dá um norte, trazendo uma boa reflexão a respeito do quanto a tecnologia e a inovação estão presentes, impulsionando outras cadeias tão importantes quanto as que vem do campo.

*Matéria originalmente publicada na edição #260 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário