Turistar tem consequências, inclusive desenvolver o Paraná
Sou turista de carteirinha. Um de meus prazeres é correr o mundo, de preferência, com a família, para criar aqueles momentos que só em viagem a gente consegue ter. Convivência, leveza, integração e, claro, novas paisagens e experiências gastronômicas para ter o que contar depois.
Assim como a maioria dos viajantes, não fico pensando na importância econômica do turismo quando saio por aí em busca de novidades e aventuras.
Mas, como homem de comunicação, esse é um tema que não sai do meu pensamento. E, bem por isso, tem ganhando espaço e força nos veículos do Grupo Ric.
Dê uma olhada rápida nesses dados: no ano passado, o Paraná recebeu cerca de 900 mil turistas estrangeiros, movimentando cerca de R$ 5,8 bilhões na economia local.
LEIA TAMBÉM: Pontes que alavancam o crescimento regional
O Produto Interno Bruto (PIB) das atividades turísticas atingiu R$ 12 bilhões em 2021 (dado disponível mais recente), representando 2,54% do PIB estadual, com tendência de crescimento nos anos seguintes.
Esse setor não só injeta recursos diretos como, também, estimula cadeias produtivas como alimentação, hospedagem, transporte e comércio.
O desempenho do turismo paranaense supera a média nacional: no primeiro bimestre de 2025, o crescimento da receita turística foi de 9,9%, acima dos 9,5% do país, e o volume de atividades turísticas em fevereiro cresceu 6,5%, mais do que o dobro da média brasileira.
Além disso, o turismo é relevante para a geração de empregos: em 2023, foram criadas mais de 6,7 mil vagas formais, principalmente nos setores de alimentação, hospedagem e transporte, consolidando o Paraná como o maior empregador do sul do Brasil.
O papel do Grupo Ric
Nenhum motor econômico se desenvolve sem visibilidade, valorização da identidade local e estímulo ao orgulho regional. É por isso que o Grupo Ric assumiu esse papel fundamental como promotor do turismo e agente do desenvolvimento regional.
A promoção do turismo tem recentemente várias grandes realizações. Nossa produtora, a Joy Eventos, promoveu o Lendaa Weekend, uma imersão musical em meio à Mata Atlântica. Entre 6 e 8 de junho, o festival reuniu amantes da música eletrônica no Santuário Nhundiaquara, em Morretes, em uma experiência que vem ganhando força.
Em junho, também realizamos a maior festa junina do sul do Brasil. O São João de Curitiba reuniu mais de 40 mil pessoas no Parque Barigui, durante quatro dias, em uma experiência inédita para a cidade. Trouxemos a Quadrilha Luar do Sertão, de Maceió, e tivemos casamento caipira com o Tesão Piá, entre inúmeras atrações.
Em breve, faremos um festival exclusivo para os apaixonados por vinho. O CWB Wine Festival reunirá expositores, rótulos e experiências sensoriais pensadas para um público exigente. Com curadoria especializada, o encontro promete proporcionar momentos únicos entre produtores, sommeliers e apreciadores.
Na forma de documentários, exibimos pela RICtv Record a série RIOS Paraná, que explorou a riqueza dos rios do estado, mostrando não apenas belezas naturais como, também, oportunidades de turismo sustentável, esportivo e de aventura, além de destacar comunidades ribeirinhas e sua relação com o meio ambiente.
Também vamos estrear na RICtv Record a série À Mesa – Da Itália Para o Paraná, para celebrar os 150 anos da imigração italiana, resgatando a infl uência dos imigrantes na formação da identidade, da cultura e da economia paranaenses.
Ao contar essas histórias, o Grupo Ric contribui para fortalecer o sentimento de pertencimento, estimula o turismo de experiência e valoriza a gastronomia, u dos segmentos mais promissores do setor.
Além dessas produções especiais, o grupo mantém uma rotina de reportagens que evidenciam o potencial turístico do Paraná, seja mostrando destinos emergentes, festas tradicionais, roteiros gastronômicos ou iniciativas inovadoras em turismo rural e de natureza.
*Matéria originalmente publicada na edição #302 da TOPVIEW.