PODER POLíTICA & ECONOMIA

TOPVIEW Business Política por Marc Sousa

Confira os destaques da coluna deste mês

NOVO PREFEITO

EDUARDO PIMENTEL VENCE EM CURITIBA

Com mais de meio milhão de votos, Eduardo Pimentel (PSD) foi eleito com 57,64%. Cristina Graeml (PMB) ficou com 42,36%. A disputa foi quente, com direito a troca de agressões e reviravoltas. O prefeito eleito agora se concentra na formação da equipe, que deverá aproveitar alguns secretários de Rafael Greca (PSD), mas a expectativa é que trará grande renovação. Espera-se um alinhamento com o governador Ratinho Júnior (PSD). Aliás, a nominata poderá ser divulgada em conjunto com o anúncio de uma reforma do secretariado estadual.

Pimentel vence em Curitiba (Foto: Orlando Kissner)

APOIO DECISIVO

RATINHO E CURI COMANDARAM VIRADA DE PIMENTEL

Coube a Ratinho Júnior e a Alexandre Curi (PSD) unir a tropa e reverter a escalada de Graeml, que chegou abrir uma vantagem de 12 pontos em relação a Pimentel nos “trackings” logo após o 1º turno. A decisão foi afastar a antiga coordenação de campanha de Pimentel, composta de aliados de Greca, e montar um “Conselho”, chefiado pelo governador. Curi coordenou as questões políticas e Jorge “Argentino” Gerez, a comunicação. Os secretários estaduais da Casa Civil, João Ortega, e da Comunicação, Cleber Mata, além do irmão do candidato, Daniel Pimentel, completaram o quinteto que “virou a chave” na campanha

Foto: Rodrigo Sigmura | ALEP
Foto: Rodrigo Sigmura | ALEP

APÓS A DERROTA

E A GRAEML?

“É só um começo”: está é a resposta de Graeml a quem pergunta o que fará depois da derrota. Dona de um capital político de 390 mil votos em Curitiba, ela demonstra que vai seguir no cenário político. Ainda não se sabe se ela voltará para a redação da Gazeta do Povo, na qual trabalhava antes da eleição. Na vida eleitoral, deverá enfrentar um caminho difícil, já que o próprio partido deu sinais de que não a quer mais. Com o discurso “antissistema”, a jornalista também deverá enfrentar resistência dos caciques partidários.

Foto: Arnaldo Alves | PR, RICtv, TJPR

DISCRETO E DECISIVO

BOLSONARO E RATINHO

Foi discreta, porém decisiva, a participação de Ratinho no segundo turno em Curitiba. Na última semana de campanha, quando Jair Bolsonaro (PL) esteve em São Paulo em um culto evangélico com o governador Tarcísio de Freitas (REP) e o prefeito reeleito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), o apresentador se encontrou reservadamente com o ex-presidente e o convenceu a não vir a Curitiba nem gravar vídeos de apoio para Graeml.

Foto: Isac Nóbrega | Grupo Ric

NA MOSCA

AS PESQUISAS ACERTARAM

Os institutos de pesquisa acertaram “na mosca” no segundo turno de Curitiba. Destaque para o IRG, contratado pela RIC TV Record, que cravou exatamente o resultado das urnas. O diretor-presidente do IRG, Ricieri Garbelini, contou à coluna que o segredo foi atualizar a metodologia com os últimos dados do censo do IBGE. Também explicou que desenvolveu um sistema “antiespiral do silêncio”, nome sociológico do famoso “voto envergonhado”, em que o eleitor ficaria tímido em admitir o voto ao entrevistador.

Foto: Luiz Silveira | ANPR

BASTIDORES AGITADOS

DISPUTA NO TJ

Estão quentes os bastidores da disputa pela presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). De um lado, o desembargador Ramon de Medeiros Nogueira conta com a simpatia do atual presidente do órgão, Luiz Fernando Keppen. Do outro, o desembargador Jucimar Novochadlo, que representa a ala dos “desembargadores de carreira”, aqueles que vêm da magistratura. Correm, por fora, duas mulheres, Joeci Camargo e Lídia Maejima.

MOMENTO HISTÓRICO

TRÊS NA DISPUTA DA OAB

As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Paraná têm três advogados inscritos: Flávio Pansieri, Luiz Fernando Pereira, conhecido como “Pereirinha”, e Marlus Arns. A expectativa é de que seja uma das disputas mais concorridas da história da entidade.

POSITIVO

O comércio varejista ampliado no Paraná cresceu 5,5%, superando o índice nacional, que foi de 4,5%. Já no período dos últimos 12 meses, o incremento estadual foi de 3,6%, semelhante ao nacional, que registrou 3,7%. Os dados são do IBGE.

NEGATIVO

A colheita de trigo, cevada e centeio ficou abaixo da média no Paraná. A produtividade foi prejudicada por questões climáticas, como estiagem e geadas. Os dados são da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

*Para continuar lendo esta matéria gratuitamente, baixe agora o aplicativo da TOPVIEW: Apple Store | Play Store.

*Matéria originalmente publicada na edição #294 da TOPVIEW

Deixe um comentário