Porto Belo é a aposta do mercado imobiliário para investimentos em Santa Catarina
A cidade de Porto Belo, no litoral de Santa Catarina, que já detém empreendimentos com valorização superior a 20% ao ano, deve avançar no setor imobiliário com a modernização urbana prevista no Masterplan Perequê (2022–2032). A proposta engloba R$ 2 bilhões em investimentos confirmados com foco em turismo, mobilidade, sustentabilidade e qualidade de vida. O plano foi estruturado em cinco eixos de transformação: Ocupação e Conexões; Design e Edificações; Arquitetura Urbana; Economia e Experiências; e Posicionamento e Identidade, que já definem o desenvolvimento da cidade e ao longo dos próximos 7 anos. O projeto é de iniciativa da Associação dos Construtores e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP), fundada pela Phacz Empreendimentos em parceria com outras construtoras locais.

“O Masterplan é a base de um novo ciclo econômico para Porto Belo que transformará a cidade em um destino de primeiro mundo. É uma estratégia organizada, com diretrizes que respeitam o meio ambiente e garantem mais previsibilidade para o setor imobiliário”, afirma Ari Cesar Zanon, fundador da ACIP e da Phacz Empreendimentos.
O primeiro eixo, ‘Ocupação e Conexões’ inclui a reurbanização da orla do Perequê, o alargamento da faixa de areia, em estudos, e a criação dos molhes dos rios Perequê e Perequezinho, estes dois últimos com a 1ª fase entregue no ano passado, além de avenidas-jardim, ciclovias e novas ligações viárias, no bairro de maior valorização local. Outro destaque é o Riverfront do Rio Perequê, que prevê marinas, canais navegáveis e uma nova ponte, que vão transformar o local em referência para o turismo náutico.
O segundo eixo, Design e Edificações, propõe a criação de uma identidade arquitetônica sofisticada, com edificações sustentáveis, fachadas 360º e integração visual com a cidade. Exemplo é o Namar Phacz Home, projeto de empreendimento frente ao mar assinado pela Architects Office, do arquiteto Greg Bousquet, que recebeu dupla pré-certificação LEED e WELL, unindo eficiência energética, conforto e qualidade do ar.
“Com a implementação dessas obras, Porto Belo viverá uma fase de escassez natural de terrenos e de imóveis de alto padrão, o que tende a valorizar de forma significativa os empreendimentos existentes e futuros. O mercado imobiliário local passa a operar sob uma lógica de exclusividade, com produtos assinados por arquitetos de renome e padrões internacionais de sustentabilidade”, explica Esdras Constantino, diretor comercial e de marketing da Phacz Empreendimentos.
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O terceiro eixo, ‘Arquitetura Urbana’, inclui projetos de arte pública, eventos culturais e intervenções que conectam o visitante com a identidade local.
Já o quarto eixo, ‘Economia e Experiências’, busca tornar Porto Belo um destino para se aproveitar durante os 365 dias do ano, com oferta permanente de lazer em terra e mar, eventos gastronômicos e turismo de negócios. O plano prevê ainda a criação de uma comunidade com princípios de “Zonas Azuis”, regiões do mundo conhecidas por promoverem longevidade e bem-estar e inclui ruas arborizadas, comércio ativo, calçadas amplas e praças integradas, estimulando o convívio entre gerações.

Os empreendimentos também seguirão essa filosofia, com diversas tipologias de plantas e áreas compartilhadas que favorecem famílias em diferentes fases da vida em um mesmo ambiente urbano saudável e acolhedor. O empreendimento Hera Phacz Home, em construção, teve o projeto premiado internacionalmente no A’Design Award, uma das mais prestigiadas premiações de arquitetura do mundo. O edifício ‘quebra-cabeça’ é o primeiro do país com o conceito “puzzle living”, que alterna seis plantas diferentes ao longo da torre para ampliar luz natural, ventilação cruzada e privacidade entre unidades.
“A PHACZ tem o privilégio e a responsabilidade de contribuir com essa transformação ao lado de grandes parceiros, atuando de forma integrada para desenvolver uma cidade mais vibrante, sustentável e admirada, e cada empreendimento representa um avanço coletivo rumo à Porto Belo 2030”, destaca Ana Clara Zanon, diretora da PHACZ Empreendimentos.
Por fim, o quinto eixo, ‘Posicionamento e Identidade’, estabelece a criação da marca Porto Belo, com campanhas nacionais e internacionais para promover o destino e atrair investimentos. A cidade passará a ter um sistema de mensuração de resultados e pesquisas periódicas de percepção turística.