Ponte em Guaratuba, cassação de vereador, salarial dos militares estaduais e diretório do PSDB no Paraná dissolvido
GOVERNO E MP ENTRAM EM ACORDO SOBRE PONTE DE GUARATUBA LITORAL PARANAENSE
Um dos principais entraves para a obra está resolvido. Os promotores tinham receio de que a ponte atraísse tráfego pesado de caminhões de carga, mas o governo garantiu que apenas veículos menores, de passeio e serviços, vão passar pela ponte. Isso ajudará a preservar o entorno da Baía de Guaratuba. Os termos do acordo foram acertados pelo secretário de infraestrutura, Sandro Alex, e a promotora que coordena o Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente no litoral, Dalva Medeiros.
VEREADOR QUE INVADIU IGREJA DEVE SER CASSADO
A coluna ouviu mais de 30 vereadores de Curitiba. A maioria disse que pretende votar pela cassação de Renato Freitas (PT), caso o tema seja mesmo debatido no plenário. O entendimento majoritário é que o petista passou dos limites quando invadiu a Igreja do Rosário e transformou o altar em palanque político. Nem mesmo as correligionárias dele na casa, Carol Dartora e Professora Josete, o apoiam. Uma lançou nota condenando a invasão, outra votou pela admissibilidade do procedimento contra ele.
PMS E GOVERNO TÊM PRESSA PARA DISCUTIR SALÁRIOS
O grupo de trabalho que discute a reestruturação da tabela de subsídio salarial dos militares estaduais já está funcionando. O vice-governador Darci Piana foi escalado para a missão de conversar com movimentos que representam os militares. A categoria está há 10 anos sem aumento real. A pressa é porque, pela lei eleitoral, o governador Ratinho Júnior (PSD) só pode conceder aumentos até o início de abril. Piana quer resolver a questão ainda em março.
NINHO EM RECONSTRUÇÃO
Depois de uma briga interna, o diretório do PSDB no Paraná foi dissolvido. A confusão começou depois que o ex-prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri, filiou-se e recebeu apoio para se candidatar a governador em outubro. A sigla perdeu nomes importantes, como o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano. A próxima convenção será no mês que vem. Até lá, as decisões devem ser tomadas pela nacional do partido, que confia no ex-governador Beto Richa como principal dirigente tucano no estado.
Positivo
A Copel Telecom, que tem sede no Paraná e é controlada pelo fundo Bordeaux, comprou por R$ 500 milhões a Nova Fibra, empresa de internet com 7 mil quilômetros de fibra em 25 cidades do Paraná, de São Paulo e do Mato Grosso.
Negativo
Passa de R$ 25 bilhões o prejuízo com a quebra da safra paranaense provocada pela pior seca dos últimos 90 anos. Na soja, a queda média no estado é de 39%; no milho, 36%; e no feijão, 30%. Os números são do Governo do Paraná, que já pediu auxílio à União para socorrer os produtores.
*Matéria originalmente publicada na edição #259 da revista TOPVIEW.