Montanha-russa da economia brasileira
Nos últimos 15 anos, o brasileiro viveu a economia do país como se estivesse senta do em uma cadeira de uma montanha-russa. Essa é a análise feita pela economista brasileira Laura Carvalho em seu livro Valsa Brasileira: Do boom ao caos econômico.
Para entender o período entre 2006 e 2017, Laura mergulha em um diagnóstico minucioso da política brasileira e suas atividades econômicas. Ela foca três principais pontos para explicar o “milagrinho”, como ela chama o boom durante esse período: investimentos públicos, acesso a crédito e distribuição de renda.
Laura não resume o período com apenas um erro, mas com diversos fatores externos que contribuíram para a oscilação econômica do Brasil. O livro é um diagnóstico rigoroso da política monetária e fiscal do governo durante esse intervalo.
Mas, além da detalhada análise, o que surpreende no livro de Laura não é apenas uma visão impessoal como também, as respostas que traz como solução para esse período. Sua tese: uma agenda para todos, que não tema os investimentos públicos nem o estado de bem-estar social.
A área de pesquisa da economista é a macroeconomia, na qual foca o desenvolvimento econômico e a redistribuição de renda. O livro, inclusive, tornou-se um dos mais vendidos no ano de seu lançamento, em 2018, e foi finalista do 61o Prêmio Jabuti, na categoria “Humanidades”.
Mais livros sobre o tema
A era do capital improdutivo
De Ladislau Dowbor
Outras Palavras
A ordem do progresso – dois séculos de política econômica no Brasil
De Marcelo de Paiva Abreu
Atlas
*Matéria originalmente publicada na edição #254 da revista TOPVIEW.