Corrida presidencial
João Doria no Paraná
A visita do governador de São Paulo João Doria mexeu com a política nativa. Ele foi recebido pelo governador Ratinho Júnior, com quem trocou panetones de banana e ofereceu doses extras de CoronaVac. Também visitou o presidente do Tribunal de Contas, Fábio Camargo, e conheceu a simpática “Tikinha”, mascote do órgão. Ganhou das mãos do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, a Ordem Municipal Luz dos Pinhais. Ah, e claro, participou de um encontro com tucanos para pedir votos nas eleições internas que decidirão o candidato a presidente da legenda.
VISITAS ESTRATÉGICAS
Tucanos no ninho do Moro
O ex-juiz e ex-ministro tem recebido conselhos de pessoas ligadas ao PSDB para projetos de governos numa possível candidatura. Recentemente ele visitou os economistas Edmar Bacha e Dionísio Dias Carneiro na “Casa das Garças” no Rio de Janeiro. Vários pensadores da instituição tiveram estreita relação com as políticas econômicas de Fernando Henrique Cardoso. Caciques do Podemos já convidaram o cientista político Luiz Felipe d’Avila, ex- coordenador do plano de governo de Geraldo Alckmin nas eleições de 2018, para contribuir com um conjunto de propostas.
INFLUÊNCIA PARANAENSE
Ricardo Barros segue na liderança de Bolsonaro na Câmara
Depois de mais de um mês de expectativas, Ricardo Barros (PP-PR) finalmente depôs na CPI da COVID. Com o processo de “fritura” pública que sofreu, muitos apostaram que o presidente Jair Bolsonaro o dispensaria logo após ao depoimento, mas o deputado paranaense segue firme e forte no posto de líder. Aos senadores, ele negou qualquer irregularidade. “Dei um show de bola nos meninos e tá resolvido o problema. Vou continuar ajudando o Brasil, apoiando as matérias importantes, e nós vamos avançar”, diz confiante.
INTERNACIONAL
Paranaense na ONU
O advogado paranaense Tracy Reinaldet foi nomeado como representante brasileiro no Comitê Permanente da América Latina para Prevenção do Crime (COPLAD) – órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU). Ao lado de 18 países-membros, Reinaldet terá como função debater e propor melhorias para temas como crime organizado transnacional, justiça criminal e de gênero, situação carcerária do preso, entre outros.
Positivo
O novo modelo de pedágio foi finalmente apresentado. O formato foi construído através de diálogo entre os governos Federal e Estadual e o setor produtivo promete aliar preço baixo a obras importantes. Agora é cobrar para que isso se efetive.
Negativo
Nem todos ficaram felizes com o novo modelo de pedágio. Os prefeitos de Cascavel, Leonaldo Paranhos, e de Toledo, Beto Lunitti, formaram uma comissão para pedir para que não seja implantada a praça de pedágio na BR-467, entre as duas cidades.
* Coluna originalmente publicada na edição #252 da revista TOPVIEW.