PODER POLíTICA & ECONOMIA

Eleições, comando do MP-PR e debandada de filiados do APP-Sindicato

Quem será o senador de Bolsonaro?

Nas últimas semanas, Jair Bolsonaro (PL) recebeu vários postulantes ao cargo, como Aline Sleutjes (UB), Guto Silva (PP) e Paulo Martins (PSC). O presidente espera uma definição de Ratinho Júnior (PSD). Se o governador embarcar no barco bolsonarista, um dos três nomes poderá ser o candidato. Deles, o mais cotado é Martins, que tem boa relação com Bolsonaro e Ratinho, e pode fazer a interlocução dos Palácios do Planalto e Iguaçu. Já se a preferência do governador for uma aliança com Álvaro Dias (Pode), o presidente pode lançar chapa própria no Paraná.

Lula e Requião

Depois de perder o comando do MDB, legenda em que mandou e desmandou por mais de 30 anos, restou a Roberto Requião se filiar ao PT para tentar mais uma vez ser governador. A chegada dele não foi bem aceita pelos caciques vermelhos no Paraná, que temem que ele tome para si o comando da sigla. Lula teve que intervir diretamente para que os dirigentes engolissem o ex-senador bolivarianista. O objetivo do ex-presidente é que Requião garanta o palanque lulista no estado.

(Foto: Franklin de Freitas)

Gilberto Giacoia segue no comando do MP-PR 

Ratinho Júnior decidiu reconduzir Gilberto Giacoia para o cargo de Procurador-Geral da Justiça do Paraná. Ele foi o segundo mais votado na eleição para o cargo entre seus colegas. recebeu 414 votos. Apesar disso, a escolha final pertence ao governador. Giacoia ingressou no MP há 41 anos e assume pela quinta vez a chefia do órgão.

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

APP-Sindicato tem debandada de filiados

Um dos sindicatos mais ricos do país, a APP-Sindicato anunciou um aumento de 30% na taxa de contribuição aos filiados. A notícia não foi bem aceita por muitos professores, que utilizaram as redes sociais para reclamar e anunciar desfiliação. Também há questionamentos sobre a sede estadual da entidade ter abrigado um evento político-eleitoral. A “Plenária de Mobilização Lula e Requião em Curitiba” discutiu detalhes da visita de Lula ao Paraná. 

(Foto: Eduardo Matysiak /divulgação)

Positivo 

Esperada por décadas, a revitalização da Orla de Matinhos finalmente começou. Já estão sendo instalados tubos de aço, de 12 metros de comprimento e três metros de largura, que vão formar um duto de três quilômetros e levarão a areia do fundo do mar para a praia.

Negativo

A produção industrial do Paraná encolheu quase 3,7% neste início de ano, segundo o IBGE. Na média, o país contabilizou 7,2% de redução no setor. Segundo os economistas da FIEP, até agosto do ano passado, a indústria vinha em uma retomada forte, mas perdeu fôlego e, desde então, começou a cair.

*Matéria originalmente publicada na edição #260 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário