Da Itália para o Paraná: saiba mais sobre a nova série documental do Grupo Ric
Eu sou descendente de italianos e me orgulho de ter recebido o nome do meu avô, Leonardo Petrelli. Ele foi um dos 30 mil jovens que cruzaram o Atlântico cheios de sonhos e de coragem para fazer a vida nas terras desconhecidas do Paraná.
LEIA TAMBÉM: Entenda o crescimento da moda de luxo em meio às crises
É emocionante pensar no tamanho da aventura iniciada há mais de um século pelos chamados “oriundi”. Com poucos pertences e muita esperança, eles fizeram uma linda história, que temos o dever de preservar e manter viva para as próximas gerações.
É por isso que o Grupo Ric está produzindo uma série documental sobre os 150 anos da imigração italiana no Brasil, com um recorte para o legado que construíram no Paraná.
Serão oito episódios, transmitidos a partir de 1º de fevereiro, contando, a cada sábado, um aspecto dessa longa e vitoriosa jornada. A série vai mostrar o maravilhoso legado de tradição, inovação e colaboração.
O título não poderia ser mais sugestivo: “À Mesa: da Itália Para o Paraná.” Não vamos falar apenas da boa comida italiana, mas também de como a mesa é uma instituição quase sagrada, em torno da qual a vida acontece, nas relações familiares ou profissionais, sempre animadas por conversas barulhentas e gestos largos.
Inteiramente produzida pelo Grupo Ric, a série tem o inestimável apoio do Consulado Geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina, chancelado pessoalmente pela cônsul Eugenia Tiziana Berti.
Outra personalidade importante, entusiasta e embaixadora do projeto é a ex-governadora do Paraná Cida Borghetti, ela própria de família italiana, como bem mostra seu sobrenome. Cida é presidente da Sociedade Giuseppe Garibaldi, cujo palácio, no Centro Histórico de Curitiba, é mais do que uma referência cultural e arquitetônica. É a casa da cultura italiana em Curitiba.
O Grupo Ric dá mais um passo no seu compromisso com o regionalismo no Paraná. Esse documentário deixa registrado para as gerações futuras a importância que as famílias de imigrantes italianos têm e tiveram no desenvolvimento do estado. Não perca! Arrivederci!
*Para continuar lendo esta matéria gratuitamente, baixe agora o aplicativo da TOPVIEW: Apple Store | Play Store.
*Matéria originalmente publicada na edição #296 da TOPVIEW