PODER POLíTICA & ECONOMIA

Cool Kids: o que elas querem?

Sustentabilidade, consumo e influência dominam as pautas dos jovens nascidos na última década

Livres, questionadores, hiperconectados, versáteis. Você sabia que, até 2025, o mundo terá 2 bilhões de pessoas da Geração Alpha? O grupo abrange os jovens nascidos a partir de 2010 e é ele que promete trazer mudanças ainda mais intensas para a sociedade, principalmente na maneira de consumir.

E, quando falamos em moda, encontramos manifestações muito declaradas, que impactam fortemente seus comportamentos. De um lado, observamos um movimento adepto aos procedimentos estéticos, ao uso de marcas que dão “poder e status”, especialmente para o compartilhamento e o engajamento nas redes sociais. São jovens completamente influenciados pelo universo virtual e pela insatisfação com a autoimagem. Não é à toa que, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o número de procedimentos estéticos em jovens cresceu 140% nos últimos anos.

Por outro lado, um grupo focado no minimalismo, na sustentabilidade e na economia traça um novo perfil consumidor. Pessoas que não se importam mais com o valor da marca que estampa suas etiquetas, mas que buscam entender em quais causas e movimentos a empresa está envolvida. Buscam o propósito e não mais o glamour da marca. Uma moda sustentável, carregada de sentido e de questões sociais, ganha vez e voz.

Em um cenário com excesso de exposição, jovens assumem seus biotipos, características de pele, cabelo e todas as suas individualidades, como cicatrizes e manchas, e os tornam naturais e originais.

Não são mais os grandes desfiles internacionais que importam para essa geração, mas o que seus influenciadores vestem e de que forma esse público também pode se sentir parte do todo.

Esse comportamento tão demarcado da nova geração nos faz olhar com atenção para a superficialidade comportamental vinda da exposição excessiva, focada em engajamento social. De outra forma, os jovens chegam para nos mostrar que não precisamos de guarda-roupas cheios de tendências. O essencialismo na moda pode ser benéfico para a nossa forma de consumir, principalmente por conta de todos os conceitos que estão por trás disso. A Geração Alpha também veio para nos mostrar que menos é mais!

*Matéria originalmente publicada na edição #249 da revista TOPVIEW. 

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