Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos
Morreu hoje (08), Rainha Elizabeth II, aos 96 anos. No início da manhã, os jornais britânicos anunciavam a preocupação dos médicos da Rainha Elizabeth II sobre a saúde da monarca. Rapidamente, os integrantes da Família Real se deslocaram até o Castelo de Balmoral, na Escócia, onde a Rainha estava desde o fim de julho.
Ao longo da manhã, os rumores sobre a suposta morte da Rainha Elizabeth II se intensificaram com algumas das ações do canal de TV e rádio BBC, como o uso de roupas pretas pelos apresentadores e a substituição dos logotipos da empresa, normalmente vistos em vermelho, por preto.
Exatamente às 14h30, horário de Brasília, a conta oficial da Família Real Britânica no Twitter confirmou a morte da Rainha Elizabeth:
The Queen died peacefully at Balmoral this afternoon.
The King and The Queen Consort will remain at Balmoral this evening and will return to London tomorrow. pic.twitter.com/VfxpXro22W
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022
O reinado de Rainha Elizabeth II foi o mais longo da história do Reino Unido: completou 70 anos em 02 de junho de 2022. A monarca assumiu o trono após a morte do pai, George VI, em 1952. Agora, o filho de Elizabeth II, Charles assume a posição como Rei.
Entenda o protocolo London Bridge após a morte da Rainha Elizabeth II
O protocolo London Bridge são as ações traçadas pela Família Real Britânica e pelo Reino Unido para garantir as informações, segurança e cumprimento das diretrizes reais após a morte de Rainha Elizabeth II. Divulgado pela primeira vez em 2017, pelo The Guardian, ele gerou, até hoje, várias especulações.
O primeiro indício da aplicação do protocolo London Bridge nesta quinta (08) foi a interrupção total dos meios de comunicação públicos, como a BBC, para dar exclusividade às notícias sobre a Rainha Elizabeth II.
Além disso, a Primeira-Ministra Liz Truss, empossada há dois dias pela Rainha, recebeu uma ligação no início desta manhã – outro ponto do protocolo London Bridge.
Charles foi anunciado como Rei e, nos próximos dias, deve participar da primeira cerimônia no novo cargo. Fará um discurso e receberá do Governo Britânico um juramento de lealdade. Neste dia, o mundo saberá se ele seguirá como Rei Charles, ou se adotará um novo nome.
Além disso, em sequência deverá participar de visitas aos países do Reino.
Junto a esses protocolos, o velório, cortejo e sepultamento da Rainha deverão seguir. No quarto dia após a morte, o caixão deverá chegar ao Westminster Hall, parlamento britânico, para que a família possa homenagear e se despedir de Rainha Elizabeth II.
No oitavo dia, o espaço deve ser aberto ao público. Entre o décimo e o 12º dia, o funeral deve acontecer. A expectativa é o fechamento da Bolsa de Valores e das empresas do Reino Unido.
No dia do funeral, os sinos do Big Ben tocarão e o caixão deverá ser levado à Abadia de Westminster. Neste espaço, 2 mil convidados farão às últimas homenagens à Rainha e assistirão às atividades religiosas.
Por fim, o caixão será levado ao Castelo de Windsor e à Capela de São Jorge. A Rainha deverá ser enterrada junto ao pai, Rei Geoge VI.
Ao encerrar as atividades após a morte da Rainha Elizabeth, o novo Rei será coroado. A estimativa é que leve cerca de trinta dias até este momento. Após isso, a moeda local será mudada para a foto do Rei e também, a letra do hino, que agora, será “God Save The King”.