PODER PERSONALIDADES

Prêmio Personalidades TOPVIEW: Cientista/Pesquisador do Ano

Inovadores, persistentes e com foco em uma sociedade cada vez melhor

MARA CORDEIRO (VENCEDORA)
Neurocientista PHD e Dir. de Relações Institucionais do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe

Mara Cordeiro morou por muitos anos nos EUA, onde trabalhava e estudava na Universidade da Califórnia (UCLA), uma das melhores e mais exigentes instituições de ensino superior norte-americanas. Com pós-doutorado em neurobiologia celular e doutorado em medicina molecular e farmacologia (PhD), a saúde mental de crianças e adolescentes sempre foi um dos seus principais objetos de estudo.

De volta ao Brasil, tornou-se uma das articuladoras para a criação do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPP), vinculado ao Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. “É realmente gratificante ter um trabalho que pode ajudar e contribuir para a saúde e o bem-estar das crianças”, destaca Mara, que hoje coordena pesquisas em neurociência aplicada à saúde mental e educação de crianças e adolescentes.

Além da função executiva, a pesquisadora ainda participa da formação dos futuros profissionais da área da saúde. Em 2003, recebeu uma proposta para lecionar como professora-adjunta no Departamento de Psiquiatria e Ciências Biocomportamentais da Escola de Medicina da UCLA, onde está até hoje. E, nas Faculdades Pequeno Príncipe, é professora orientadora de mestrado e doutorado. “A pesquisa não tem fronteiras. Por meio de nossos resultados locais, podemos ajudar muitas crianças em todo o mundo”, destaca.

MARCO AURELIO KRIEGER (FINALISTA)
Vice-Pres. de Produção e Inovação em Saúde da Fund. Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)

 

Marco Aurelio Krieger.

Marco Aurelio Krieger, mestre e doutor em ciências biológicas, ocupa hoje uma posição estratégica no setor sanitário. Seu trabalho se destaca pelo foco na inovação. Ele atuou diretamente em pesquisas para o desenvolvimento de kits moleculares para diagnósticos de doenças consideradas problemas de saúde pública, como zika, dengue, chikungunya, hepatite C e Aids. “Nosso maior desafio é articular todas as áreas de atuação da Fiocruz para garantir e aprimorar a continuidade da transferência do conhecimento científico e os produtos para a sociedade”, enfatiza o pesquisador e vice-presidente de produção e inovação em saúde da Fundação Oswaldo Cruz.

O terceiro finalista não autorizou sua participação no prêmio.

CITADOS PELOS JURADOS

Igor Chmyz, João Vítola, Juliano Santos e Salmo Raskin.

Deixe um comentário