PODER PERSONALIDADES

Prêmio Personalidades TOPVIEW: Judiciário/Ministério Público Federal

Personalidades TOPVIEW: Judiciário valorizou a atuação no combate à corrupção e na Operação Lava Jato

JOÃO PEDRO GEBRAN NETO (VENCEDOR)

Desembargador Federal junto ao TRF da 4.ª Região

João Pedro Gebran Neto vem desempenhando um papel de destaque na Operação Lava Jato como relator dos processos perante o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4). Em favor do trabalho que ganhou destaque internacional, Gebran Neto emitiu posicionamentos que desagradaram inúmeras figuras do cenário político e empresarial brasileiro. Entretanto, uma de suas decisões acirrou ânimos e trouxe seu nome à pauta nacional: ele esteve no centro da controvérsia envolvendo o pedido de habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste ano. Formado pela antiga Faculdade de Direito de Curitiba, Gebran Neto é mestre em direito constitucional, doutor honoris causa pela Faculdade de Medicina da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (ES), além de autor de vários livros. Curitibano, desenvolveu toda a sua carreira no Paraná até ser promovido ao cargo de desembargador federal, em Porto Alegre (RS). Apesar da relevância da Operação Lava Jato, o desembargador lembra que, antes dela, existiram outras importantes ações de combate à corrupção, e cita como exemplos as operações Castelo de Areia, Satiagraha e o Mensalão. Gebran Neto destaca, entretanto, que a Lava Jato representou um avanço efetivo contra a impunidade. “É inegável que ela representa um divisor de águas na vida pública brasileira, (…) principalmente porque resultou em uma mudança de comportamento por parte do Poder Judiciário brasileiro. Em um caso sem precedentes na história do país, organizações criminosas incrustadas no Estado acabaram por ser descobertas, processadas e condenadas”, analisa.

DELTAN DALLAGNOL (FINALISTA)

Procurador da República

Personalidades TOPVIEW Judiciário Ministério Público Federal Deltan Dallagnol
Deltan Dallagnol (Foto: Divulgação)

Deltan Dallagnol ingressou no Ministério Público Federal (MPF) com apenas 22 anos, o segundo procurador mais jovem admitido no órgão. É mestre em direito pela Harvard Law School (EUA) e especialista em crimes financeiros, com diversos cursos sobre lavagem de dinheiro, corrupção, evasão de divisas, entre outros assuntos correlatos, além de ter livros e artigos publicados. “Toda a minha vida profissional eu tenho lutado contra a corrupção. Agora, essa luta é um meio para garantir a realização de direitos humanos, como vida, saúde, educação e segurança. Um meio para promovermos justiça social”, publicou recentemente o coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal.

SÉRGIO MORO (FINALISTA)

Ex-juiz Federal e futuro Ministro da Justiça

Personalidades TOPVIEW Judiciário Ministério Público Federal Sergio Moro
Sérgio Moro (Foto: Divulgaçã

Sérgio Moro, que até pouco ocupava o cargo de juiz federal e agora é futuro ministro do governo Jair Bolsonaro, foi juiz por 22 anos. Especialista em crimes financeiros, foi Moro quem determinou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ainda, destacou-se pela Operação Lava Jato e tornou-se símbolo da justiça pragmática. Mestre e doutor em direito, também fez cursos na Harvard Law School. Até 2016, foi professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, atualmente, dá aulas no Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba). Neste ano, recebeu o título de Doctor of Laws, honoris causa, pela University of Notre Dame du Lac, de Indiana (EUA).

CITADOS PELOS JURADOS

Edson Fachin, Felix Fischer, Joeci Machado Camargo e Ricardo Rachid de Oliveira.

 

Deixe um comentário