Finalistas do Prêmio TOPVIEW Personalidade de Design 2018

Prêmio Personalidades TOPVIEW: Personalidade de Design e Interiores do Ano

Sustentabilidade, coletividade e humanidade – eis o que os nomes escolhidos pelos jurados do Prêmio Personalidades TOPVIEW

555 0
Compartilhe
Finalistas do Prêmio TOPVIEW Personalidade de Design 2018 Ticiana Martinez - Créditos Leo Karam 3

TICIANA MARTINEZ (Vencedora)

Proprietária da Ôda Design Club

Conexão é uma palavra que descreve bem a Ôda. Não só o espaço de design e arte, mas a mulher por trás dele. Desde 2016, Ticiana Martinez conecta, por meio de sua curadoria, criadores, as áreas de atuação da Ôda e consumidores. Administradora de empresas por formação, ela sempre teve afinidade com design, arquitetura e arte. Desde o processo de curadoria até a relação com os parceiros seguem o conceito de emoção e inspiração: tudo é feito com respeito, admiração e cuidado, garantindo experiências de bem-estar.

Assim, a conexão volta à pauta: clientes e criadores constroem uma relação genuína por meio das diversas facetas de uma peça. Essas facetas sempre se encontram em um ponto comum: a sustentabilidade. “A natureza é definitivamente a minha maior fonte de energia para o trabalho de curadoria”, conta Ticiana. E é claro que as relações se tornam parcerias que vão muito além do escopo comercial. Destaque para o projeto Mãos em Ação, com o Instituto Campana: a Ôda revende o resultado do trabalho social do instituto sem fins lucrativos. “É uma maneira de contribuir para o todo, ter um pensamento e uma preocupação plural e global”, explica Ticiana, que neste ano fez a 2ª edição da Ôda Design Club + Feira na Rosenbaum, já consolidado como um dos principais eventos de design autoral brasileiro da cidade.

JORGE ELMOR (Finalista)

Arquiteto

Finalistas do Prêmio TOPVIEW Personalidade de Design 2018 Jorge Elmor
Jorge Elmor (Foto: Divulgação)

Nascido no interior do Paraná, Jorge Elmor já andou bastante pelo mundo. Formado pela UFPR, reconhece as influências de todos os lugares em que morou e que visitou. Dos europeus, aprendeu sobre o relacionamento com o cliente. Dos japoneses, o apreço pelo minimalismo. Dos austríacos, o trabalho em madeira e a paciência. São características, bem como o apreço ao detalhe, que lhe garantiram prêmios como o 2º lugar na categoria profissional de edifício residencial do Saint-Gobain de Arquitetura. “Fazemos arquitetura para as pessoas, então, a satisfação nem está nos grandes feitos: é o contato com o cliente que nos deixa feliz”, resume, sobre seu método.

CLAUDIA GUIMARÃES E PATRÍCIA BACKES (Finalista)

Proprietárias da Coletiza

Finalistas do Prêmio TOPVIEW Personalidade de Design 2018 Patrícia Backes e Claudia Guimarães
Patrícia Backes e Claudia Guimarães (Foto: Divulgação)

Um laboratório de experiências.” É assim que Claudia, arquiteta, e Patrícia, designer, definem a origem da Coletiza. A loja, que aspirava ser algo diferente do tradicional, é uma community store, união de marcas às necessidades coletivas da comunidade. A ideia trouxe reconhecimento à dupla pelo frescor e por se tratar de um espaço para produtos duráveis, que buscam reduzir o impacto ambiental, promover novos talentos e tornar a vida mais leve. A alavanca é o próprio mercado de varejo, que está constantemente em transformação e mais colaborativo. Para Claudia, é uma “troca de ideias que transforma a maneira como encaramos o mundo, nos relacionamos e consumimos”.

CITADOS PELOS JURADOS

Alberth Diego, Ale Mazzarolo, Ana Sikorski, Ana Letícia Andrade, Diego Miranda Leite, Eduardo Mourão, Fabi Yoneoka, Filipe Bender, Flávia Kloss, Givago Ferentz, Guilherme Bez, Guilherme Torres, Jayme Bernardo, Kátia Azevedo, Leandro Garcia, Leonardo Muller, Luciana Baggio, Patrícia Amâncio, Paulo Biacchi e Carol Armellini, Roberta Ribeiro e Saly Gignon.

Neste Artigo


Converse com a Gente