Ocean royalty
Pé na areia, sombra e água fresca. Esse é o retrato ideal de férias no litoral para turistas durante o verão no hemisfério sul, que começa em dezembro e se estende até março. Um cenário diferente deste é vivido pelos empreendedores que investem nos litorais brasileiros e movimentam a economia durante a estação mais quente do ano.
Paraná
O litoral do Paraná tem 100 km de extensão, divididos em 125 praias e balneários e mais de 57 ilhas. Além de chamar a atenção pelas belezas naturais, a costa paranaense tem um importante papel na economia do estado. O turismo do local é uma importante fonte de renda e de empregos – e a indústria do entretenimento tem grande parte nesse feito.
Dois dos principais nomes do segmento contaram à TOPVIEW sua trajetória profissional e o motivo pelo qual investiram no litoral do Paraná. Confira!
Mac Lovio Solek
Por que um técnico agrícola, engenheiro de formação e professor de matemática investe no litoral paranaense? Mac Lovio Solek tem uma resposta simples a essa pergunta, que o descreve bem: paixão pelo empreendimento e visão de negócio.
Proprietário desde 2011 do Café Curaçao, casa de shows em Guaratuba, Mac ganhou o título de cidadão honorário da cidade por conta do fomento econômico que trouxe ao local.
“A Prime [empresa de eventos da qual Mac também é proprietário] é em Curitiba, então, nós fazemos shows de março a novembro. Na capital, não tem show em novembro. Como eu gostava do Café Curaçao, via oportunidade de continuar fazendo shows e trabalhar no verão”, conta o empreendedor.
Sobre o futuro do litoral, Mac pontua: “O Paraná está crescendo. As orlas estão ficando muito bonitas. Um dos maiores problemas, porém, é a concessão de ferry boat. Estamos perdendo dinheiro e os turistas oportunidades por conta dos ferry boats que fazem a travessia.”
Adonai Arruda
A graduação em Medicina Veterinária foi o primeiro passo do Sr. Adonai Arruda no empreendedorismo e na leitura comercial. De origem holandesa, Arruda trabalhou na área farmacêutica. Na vinda para o Paraná, ele ajudou no desenvolvimento da Higiserv, empresa do pai no ramo de higiene.
Em 1997, a família participou do Consórcio Pontal do Paraná no processo licitatório da Rede Ferroviária Federal – e conquistaram a vitória.
Atualmente diretor-presidente da Serra Verde, empresa de turismo ferroviário no litoral paranaense, Arruda investiu no local porque enxerga grande qualidade na balneabilidade e nas vias práticas de acesso.
“Aprecio cada dia mais o potencial do nosso litoral e a Serra Verde vem conquistando espaço internacional. Começamos a verificar e apostar em outras oportunidades em Morretes, Antonina e na Ilha do Mel, ligando gastronomia e hotelaria ao turismo ferroviário”, finaliza.
Santa Catarina
O litoral catarinense possui 450 km de extensão e, durante o verão recheado de altas temperaturas, atrai inúmeros visitantes para suas praias. As praias mais conhecidas do estado são Balneário Camboriú, Itapema, São Francisco do Sul, Bombinhas, Garopaba e Balneário Piçarras.
O turismo do litoral levava 2,5 milhões de visitantes na alta temporada antes da pandemia, de acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Dois dos nomes mais importantes do litoral catarinense, o quinto estado mais rico do país, contaram à TOPVIEW o motivo de terem investido no local. Acompanhe!
Marcio Schaefer
O engenheiro naval Marcio Schaefer fundou a Schaefer Yatchs em 1992. Contando com a experiência adquirida por meio de navegações desde os 17 anos e formações internacionais, ele desenvolveu um design de barcos diferente de todos os que o mercado oferecia.
Considerado o maior estaleiro de iates do Brasil, a Schaefer tem sede em Florianópolis e gera mais de 700 empregos diretos. A empresa tem mais de 3.500 embarcações entregues ao redor do mundo.
Um dos destaques da Schaefer é a tecnologia. “Esse é um ponto muito importante para nós, há muito inves- timento. Pensando nisso, trouxemos tecnologias que são novidade no Brasil. Elas auxiliam nos processos de infusão de resina e usinagem dos moldes”, destaca o fundador da marca.
Tatiana Rosa Cequinel
A história de Tatiana com o litoral catarinense é de família. “Sempre gostei do universo de design e arquitetura e acompanhei meu pai desde pequena na trajetória da EMBRAED Empreendimentos. Recordo que, quando pensava em qual faculdade seguir, ele me disse: ‘faça administração de empresas – assim, você poderá ter uma visão mais ampla do negócio e trabalhar com inúmeros arquitetos’. Assim, optei por essa profissionalização, experiências internacionais e outros cursos no ramo”, conta.
Em 2013, com 35 anos, ela assumiu a presidência da EMBRAED Empreendimentos e, em meio a um segmento desafiador e quase completamente dominado por homens, iniciou o processo de desenvolvimento e profissionalização dos negócios.
Nascida em Balneário Camboriú, Tatiana sempre enxergou o enorme potencial de desenvolvimento do local, com belíssimas paisagens naturais. “A empresa foi fundada pelo meu pai, Rogério Rosa. Ele acreditava que a cidade se tornaria um dos municípios com maior valorização imobiliária e qualidade de vida do país, o que é comprovado hoje por índices e pesquisas. Na época, apesar de todos os desafios vividos em sua trajetória, ele manteve o foco e não desistiu de seus sonhos”, afirma.
*Matéria originalmente publicada na edição #258 da revista TOPVIEW.