PODER PERSONALIDADES

Gabriel Schmitz: o mestre relojoeiro curitibano que está nos pulsos dos famosos

O jovem criador elabora peças exclusivas que caíram no gosto de Fausto Silva e jogadores da Champions League

O relojoeiro Gabriel Schmitz está dominando o país com suas peças exclusivas: de maneira discreta, como ele próprio, mas com personalidade. Com apenas 23 anos, o curitibano conta com importantes clientes, como o apresentador de tevê Fausto Silva, o cantor Rodriguinho, vários jogadores da elite do futebol e o empresário Marcos Malaquias (que tem, por exemplo, mais de 10 peças do criador). E, em menos de dez anos de carreira, o mestre relojoeiro cria acessórios especiais para grandes redes, como a BUH e Schooner.

O que diferencia o trabalho de Gabriel é o fato de seus relógios serem feitos de materiais reutilizados e serem personalizados, exclusivos. Para isso, entender a individualidade dos pedidos é essencial na criação. “Um jogador do Internacional queria uma peça para usar no dia em que seu filho ia nascer. Reproduzi o ultrassom dentro do relógio”, recorda. Junto a um cliente paisagista, Gabriel passou um dia colhendo amostras das plantas favoritas que iriam, literalmente, dentro da peça. “Tive que estudar para entender a conservação da folha e da semente dentro do relógio. Por ser uma peça em que vão elementos naturais, demorou mais tempo”. A produção de um relógio pode durar de um a três meses.

Gabriel começou a trabalhar cedo na oficina de uma relojoaria, onde logo percebeu que gostava de criar relógios com peças diferentes. Seu chefe, ao notar o talento de 15 anos, trouxe uma sacola com várias peças de relógio, o seu primeiro incentivo. Hoje, o trabalho do jovem é reconhecido por utilizar sucata e outros materiais, como casca de marisco, fio de cobre e pulseira de couro, moldados pelo fogo – idealizadas pelo seu pai e grande parceiro de trabalho, Alberto Schmitz.

Relojoeiro dos famosos

Tímido, Gabriel Schmitz ri quando chamado de “relojoeiro dos famosos”, mas é inegável a fama da marca Schmitz Watches. As peças já atravessaram fronteiras nos pulsos dos jogadores Gabriel Jesus, do Manchester City, e Carlos Henrique Casemiro, do Real Madrid, além de terem admiração especial de Fausto Silva – que o chamou, ao vivo, de “Rei do Relógio” no seu programa televisivo de domingo.

“[Fausto] Já era uma pessoa que eu admirava por ter a fama de gostar de relógios. Quando surgiu a oportunidade de criar [uma peça para ele], eu não acreditei”, Gabriel revela sobre um de seus sonhos. O jovem ficou ainda mais impressionado quando recebeu uma carta escrita à mão pelo apresentador, em que descobre que seu relógio acabou com o filho de Fausto, de tanto que gostou da peça.

Carta de Fausto Silva para Gabriel Schmitz (Foto: Divulgação)
Carta de Fausto Silva para Gabriel Schmitz (Foto: Divulgação)

A partir das citações no programa dominical, seu sucesso cresceu. Gabriel assinou várias encomendas para o cantor Rodriguinho, uma delas em que o mostrador inclui um grão de café, em homenagem à produção e ao lançamento da canção “Tem Café”, de seu filho Gaab, e outra em homenagem aos 40 anos do artista. Ao receber a caixa personalizada com o relógio de aniversário, o artista se emocionou – confira o vídeo postado no Instagram.

“Nunca pensei que ia ser chamado de relojoeiro dos famosos, pois creio que ainda tenho muito a aprender. Mas, pelo o que essas pessoas que têm destaque na mídia dizem, posso me considerar alguma coisa do tipo”, confessa Gabriel. “São pessoas que podem ter o que quiserem, mas escolhem comprar o que eu faço.” As peças custam a partir de R$ 4 mil, de acordo com os materiais.

Elaborados de forma exclusiva, seus relógios de garantia vitalícia são um verdadeiro presente de vida. A criação de cada mostrador, parte interna, pulseira e caixa é feita por meio de conversas e encontros com os clientes, em cada etapa do processo.

Para Gabriel, o relógio perfeito é aquele que você não quer tirar do pulso. “É aquele em que você vê a hora, mas fica mais quinze segundos olhando para ele”, resume o criador, que vê seu cliente como alguém que aprecia o relógio como uma forma de arte: “Não é pela extravagância, é por ser único”.

Schmitz Watches

Ficou curioso? Confira todos os detalhes dos relógios e acessórios no e-commerce da Schmitz Watches.

Deixe um comentário